51 3690 4143

ESF Linha Santa Cruz passa a operar com plantão noturno para atender casos de baixa complexidade Última atualização em, 18 de março de 2024

Pedido de abertura de uma UPA para a localidade junto ao governo federal marcou solenidade que deu início aos atendimentos


Santa Cruz do Sul dá mais um passo na melhoria do cuidado com as pessoas. Com o propósito de ampliar o acesso aos serviços de saúde em uma das regiões que mais cresce no município, a Prefeitura decidiu estender os horários de funcionamento da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Linha Santa Cruz que, agora, passa a oferecer plantão noturno de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. Para marcar o início do serviço, foi realizada uma solenidade no local, na noite desta sexta-feira, 15, com a presença de autoridades, profissionais da saúde e comunidade beneficiada. Na ocasião, o secretário municipal da Saúde, Fabiano Dupont, também entregou à comunidade o protocolo de uma solicitação feita ao Governo Federal para angariar recursos para a abertura de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade alta. 


“Saúde tem sido uma prioridade de toda a nossa gestão e desejamos que este seja um local para receber a todos que precisarem de atendimento fora do horário dos postos de saúde, desafogando as unidades de pronto-atendimento e oferecendo aqui o apoio e o acolhimento necessários para salvar vidas", disse a prefeita Helena Hermany, em seu pronunciamento. O deputado federal Heitor Schuch, que também participou da solenidade, parabenizou a Administração Municipal por estar investindo na atenção primária. "Se estamos vivos, se vencemos a Covid, é graças ao trabalho dos profissionais da saúde", lembrou o deputado. 


Conforme o secretário municipal da Saúde, Fabiano Dupont, o atendimento no plantão noturno será exclusivamente para casos de média e baixa complexidade. O serviço pode ser procurado por qualquer cidadão com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santa Cruz do Sul, desde que os casos não ofereçam risco de vida e não se enquadrem nas categorias urgência e emergência. Com o objetivo de melhorar a cobertura vacinal, das 18h às 21h também funcionará a Sala de Vacinas. No período do dia, o funcionamento da ESF segue normalmente com as consultas e demais serviços habituais. "Assim que mais uma equipe for contratada, a ideia é que o horário de atendimento seja ampliado até a meia-noite", detalhou o secretário Fabiano.


O objetivo - tanto do plantão noturno quanto do pedido de abertura de uma UPA na região - é atender à demanda crescente, em razão do aumento populacional da localidade, e aliviar a sobrecarga do Pronto Atendimento Municipal, o PA, localizado junto ao Hospital Santa Cruz. A mesma iniciativa já está sendo posta em prática desde o dia 1º na Unidade Básica de Saúde Clementina Martini, conhecida como Posto Central.


Representando a comunidade, o presidente da Associação de Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc), Ricardo Brigmann, avaliou que "a ampliação do horário do posto de saúde é extremamente importante e se mostra como o primeiro passo para que no futuro tenhamos também uma UPA 24h na cidade alta, que será muito importante para atender não só Linha Santa Cruz, mas toda a população interiorana dos arredores". 


A iniciativa também foi elogiada pelos vereadores Bruno Faller e Raul Fritsch, que prestigiaram a solenidade. "Uma questão que muito discutimos na Câmara, pela sua relevância para esta região da cidade, e hoje está sendo entregue pela prefeita Helena", comemorou Bruno. "Mais um ato de coragem e compromisso com a comunidade, que não quer mais político que fala, quer político que faz", complementou Raul.

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP