Inaugurada a ampliação da rede hídrica de São Martinho Última atualização em, 18 de março de 2024

Com um almoço festivo no Salão Butzge, a comunidade do distrito de São Martinho comemorou na manhã desta quinta-feira, dia 14, a chegada de água potável para 115 famílias que vivem na zona rural. Pouco antes, um ato oficial marcou a inauguração das obras de ampliação do sistema de abastecimento, em um investimento de pouco mais de R$ 2 milhões, oriundos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa III).

Foram implantados no distrito de São Martinho mais 36,25 quilômetros de extensão de rede, poço com vazão de 12 mil litros por hora, estações de bombeamento e reservação com capacidade para 60 mil litros de água. A obra foi executada pela empresa Concórdia Poços Artesianos, vencedora da licitação.

Em 2018 já haviam sido construídos no distrito de São Martinho, oito quilômetros de rede que passaram a suprir com água potável 57 famílias. E dentro de mais ou menos 90 dias, outros oito quilômetros serão entregues perfazendo um total de 52,65 quilômetros de rede, totalizando abastecimento para 206 economias. “É uma alegria muito grande podermos hoje comemorar esta conquista. Água é tudo, é um bem essencial”, festejou a presidente da Associação Esportiva e Cultural Guarani, Marlize Schulz Grenzel.

Firme no propósito de não deixar nenhuma comunidade do interior sem água potável, a prefeita Helena Hermany celebrou a conclusão da obra salientando a importância dos recursos hídricos. “Não ter água potável é algo que não se concebe em pleno século XXI. Da mesma forma internet e rede trifásica também são necessidades, afinal como vamos segurar o jovem no campo se ele não tem condições e oportunidades iguais às de quem vive na cidade?”, questionou.

Também a secretária municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Simone Schneider, afirmou que a obra significa qualidade de vida para as famílias beneficiadas  e afirmou que a data de hoje será lembrada como um marco histórico pela comunidade. Em uma quebra de protocolo, a secretária, acompanhada pelos servidores do Departamento Municipal de Redes Hídricas (Demurh) prestou uma homenagem à chefe do Executivo ao presenteá-la com uma pedra azul semipreciosa em forma de gota d`água.

Na sequência, também os vereadores Cléber dos Santos Pereira, Jair Eich e o diretor da Secretaria Municipal de Agricultura, Adair Goettems, reconheceram o empenho da Administração Municipal no atendimento à demanda e ressaltaram a importância do acesso à água para todas as pessoas do interior.

Também estiveram presentes no ato, os secretários municipais de Agricultura, Décio Hochscheidt, de Educação, Wagner Machado e de Planejamento e Governança, Karianne Pacheco, além dos subprefeitos de Monte Alverne, Mauri Frantz, e de Boa Vista, Jorge Luis Zimmer.