Posto Central promove atividade de conscientização no Dia Mundial do Sono Última atualização em, 18 de março de 2024

A Liga Regional de Profissionais do Sono, em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), preparou uma atividade especial para marcar a passagem do Dia Mundial do Sono, celebrado no dia 15 de março. Portanto, na próxima sexta-feira, profissionais da saúde estarão na UBS Clementina Martini, também conhecida como Posto Central, conversando com os usuários e prestando informações e orientações  sobre o sono e seus distúrbios.

Estarão no local pela Liga, a fonoaudióloga Melissa Camargo, o cirurgião dentista Antônio Rocha, a otorrinolaringologista Ingrid Santanna e as fisioterapeutas Carla Sartori e Carla Classen. A atividade vai acontecer nos três turnos, conforme o horário de funcionamento do posto. Pela manhã será entre 7h45min e 11h45min, à tarde entre 17h e 18horas e à noite durante o plantão, entre 18 horas e meia-noite.

A mesma atividade de conscientização se repetirá no sábado, dia 16, na Praça Getúlio Vargas, no período das 9h às 14horas. Para apoiar as ações que acontecem em todo o Brasil uma Cartilha do Sono e outros materiais informativos foram produzidos pela Associação Brasileira do Sono, Associação Brasileira de Medicina do Sono e Associação Brasileira de Odontologia do Sono. É possível baixar a cartilha pelo site www.semanadosono.com.br.

De acordo com estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz 2023), 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono. Dentre os distúrbios mais comuns estão insônia, apneia do sono, síndrome das pernas inquietas, sonambulismo, bruxismo, narcolepsia e paralisia do sono.