Nova corte da Diversidade será eleita na noite do dia 23 Última atualização em, 18 de março de 2024

O pavilhão central do Parque da Oktoberfest vai ficar multicolorido na noite do próximo dia 23, quando será conhecida a corte do concurso Miss e Mister Diversidade Santa Cruz do Sul 2024, o único evento de beleza LGBT dos Vales do Taquari e Rio Pardo. A iniciativa que vai eleger os novos soberanos é da ONG Desafios, com apoio da prefeitura, por intermédio da Coordenadoria da Diversidade.

Candidatos a qualquer um dos títulos da nova corte poderão se inscrever até as 23h59min desta sexta-feira, dia 15, preenchendo um formulário através do link https://bit.ly/missemistersantacruz e pagando uma taxa de inscrição no valor de R$ 50,00. Serão eleitos neste concurso, o primeiro e o segundo lugar de cada uma dessas seis categorias: Miss Diversidade; Mister Diversidade; Miss Trans Diversidade; Mister Trans Diversidade; Miss Lésbica; e Top Drag.

No sábado, o grande dia da coroação, a maratona dos candidatos vai começar às 16 horas, com recepção, seguida por mentoria, palestra e ensaio de passarela. Logo na sequência, por volta das 18 horas,  ocorrem as entrevistas com os jurados, seguidas de um coquetel. Já os desfiles que deverão levar o público para o Parque da Oktoberfest estão marcados para iniciar às 20 horas.

A noite também promete muita agitação e diversão com show de drag queens e Djs, entre eles o porto-alegrense Juliano Cardoso, atual Mister Diversidade. Dentre os jurados que irão eleger a nova corte está a gaúcha Luanna Isabelly, eleita Miss Brasil Trans 2023, e Jeniffer Porto, Miss Brasil Trans Plus Size.

Segundo o coordenador municipal da Diversidade, Ruben Quintana, os eleitos terão a responsabilidade de representar o município nos eventos da Diversidade dentro e fora do município, além de participar da grande final estadual, que será realizada em setembro na cidade de Cruz Alta. “Essa representação se dá com o propósito da visibilidade e da inclusão, com o propósito de mudar o mundo em que vivemos, de quebrar tabus, paradigmas e padrões tão fortemente estabelecidos na sociedade. Uma população que por décadas foi marginalizada, hoje consegue ocupar espaços que são por direito de todas as pessoas”, ressaltou.

Os ingressos para o concurso podem ser garantidos diretamente com a organização pelo telefone 51 98922 3832, com Filipi. Individuais pista custam R$ 20,00 antecipados e R$ 30,00 no dia. Já as mesas com quatro lugares saem por R$ 120,00.

Troféu Diversidade RS – Na mesma noite do concurso Miss e Mister Diversidade Santa Cruz do Sul 2024 será entregue também o Troféu Diversidade RS. A premiação almeja destacar e enaltecer os profissionais, empresas e personalidades que se destacaram, não apenas em suas atividades cotidianas, mas sobretudo na defesa dos valores intrínsecos à diversidade e à comunidade LGBT em solo gaúcho.

Os agraciados nesta edição foram todos indicados por uma curadoria que seguiu requisitos como representatividade e engajamento na causa LGBT em 25 categorias. “Vamos reunir os principais nomes do cenário LGBT do Rio Grande do Sul. Algumas pessoas estão há mais de 30 anos no ativismo, em lutas constantes e devemos reconhecê-las, até para incentivar novas expressões”, defendeu Ruben.