51 3690 4143

Prêmio Mulheres que fazem destaca onze personalidades Última atualização em, 11 de março de 2024

A sexta-feira foi delas. Em meio a muitos abraços, risos e lágrimas, o Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março, foi ainda mais especial para onze personalidades que vem se destacando na comunidade santa-cruzense por sua atuação na rede de proteção socioassistencial e também na gestão municipal. Elas foram homenageadas durante a primeira edição do Prêmio Mulheres que Fazem, em cerimônia realizada no Palacinho da Praça da Bandeira, por iniciativa da Coordenadoria da Mulher.


Na abertura, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, lembrou que a data, hoje um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas,   teve sua origem no movimento operário, quando em 1908 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova Uork exigindo redução da jornada de trabalho, melhores salários e direito ao voto. “O Dia Internacional das Mulheres se tornou uma ocasião para celebrarmos nossos avanços na sociedade, na política e na economia. Porém sabemos que ainda precisamos avançar em muitos aspectos e por isso precisamos ter este dia tão marcante”, disse ela.


Antes da entrega dos certificados às homenageadas, o protagonismo feminino foi enaltecido com a exibição de um vídeo produzido pela Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Esportes, que abordou a participação das mulheres na Administração Municipal. Hoje elas estão à frente de cinco secretarias e são 70 % dos servidores municipais.  


Idealizadora da premiação e responsável pela organização das atividades que estão ocorrendo esta semana, em alusão à data festiva, a coordenadora da Mulher, Solange Basso, afirmou que ninguém faz nada sozinho e que através das mulheres que hoje recebem a premiação, o poder público municipal presta uma homenagem a todas as mulheres. “Muitas mulheres não sabem do que podem e do que são capazes. Esperamos que este mundo reconheça que precisamos de mais espaço porque fazemos a diferença em todas as esferas”.  


Dentre as homenageadas da primeira edição do Mulheres que Fazem, estava a servidora de carreira da prefeitura Vera Maria Weis Regert, que recebeu a homenagem por ser a servidora mais antiga. Aos 66 anos de idade e 49 de serviço público, ela carrega consigo um entusiasmo e um amor pela profissão, capazes de causar inveja a qualquer jovem estreante no mercado de trabalho. Emocionada com o reconhecimento, ela não se conteve e deixou as lágrimas rolarem. “Eu não vi minhas filhas crescerem. Comecei aqui na prefeitura em janeiro de 1975, aos 16 anos, e em fevereiro fiz 17. Aqui é minha família, minha segunda casa, adoro, amo o que eu faço, não sei como vai ser quando eu me aposentar”, revelou.


Uma existência que se confunde com a própria luta em defesa dos direitos da mulher em Santa Cruz do Sul. Assim é a vida da orientadora educacional Iara Bonfanti, que presidiu o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher por vários mandatos intercalados e neste 8 de março foi mais uma mulher destaque na premiação. “Estou feliz demais em receber esta homenagem. Quando a Roberta (secretária de Desenvolvimento Social) me falou, passou um filme na minha cabeça, é um  momento de muita emoção porque é a primeira vez nesses 29 anos que eu recebo esta homenagem da prefeitura”, desabafou.


A premiação encerrou com a entrega do certificado à mulher que hoje governa Santa Cruz do Sul. A prefeita Helena Hermany, eleita com mais de 24 mil votos para estar a frente do Executivo Municipal e tendo em sua trajetória também o título de vereadora mais votada da história do município, recebeu a homenagem por sua atuação marcada pelo trabalho em prol da população.


Ao final da cerimônia ela fez um discurso repleto de emoção. “Escutar todas essas histórias de vida hoje me deixa emocionada. As vezes as mulheres acham que não vão conseguir, que não são capazes. E eu digo, foi por causa das mulheres que eu me elegi vereadora. Deixo aqui a minha homaneagem a todas as mulheres de Santa Cruz do Sul”. 


Prestigiaram a cerimônia autoridades da segurança pública, secretários municipais, vereadores, servidores públicos e representantes de diversas entidades. 


Saiba quem são as onze homenageadas no Prêmio Mulheres que Fazem: 


Vera Maria Weis Regert – Servidora mais antiga da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, tem 66 anos e atua no Município há 49 anos. Hoje trabalha na Secretaria Municipal de Fazenda. É natural de Santa Cruz do Sul.


Jaqueline Schultz Servidora mais nova da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Aprovada no concurso público de 2019, foi nomeada em 6 de fevereiro deste ano. Trabalha no Albergue Municipal, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. 


Raquel Schneider – Formada em Direito pela Universidade de Caxias do Sul. Foi soldado da Polícia Militar em Caxias do Sul e Santo Ângelo e inspetora da Polícia Civil em Santa Maria. Delegada de Polícia titular das delegacias de Entre-Ijuís e Tupanciretã e DPPA de Santa Cruz do Sul. Atualmente é titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e delegada substituta da Delegacia da Criança e do Adolescente de Santa Cruz do Sul.


Lisiane de Fátima Matusiak da Silva Primeira mulher da Guarda Municipal e primeira colocada no concurso de 2000. Atua na corporação há 23 anos e já ocupou o cargo de ouvidora. Interinamente atuou na Corregedoria como sindicante nos processos.


Micheli Campos Roveda Flores É soldado na Patrulha Maria da Penha e atende casos de violência contra a mulher, em razão de vulnerabilidade e hipossuficiência de gênero em âmbito doméstico ou familiar. A atuação da patrulha abrange tanto o pós-delito, acompanhando a execução de medida protetiva, quanto à prevenção, contribuindo para quebrar o ciclo de violência e impedir sua perpetuação nas famílias e nas futuras gerações.


Helena Hermany – Prefeita de Santa Cruz do Sul. Aposentada do Banco do Brasil e formada em Ciências Contábeis, com pós-graduação em Políticas Sociais. Eleita prefeita com mais de 24 mil votos nas últimas eleições. Possui três mandatos como vice-prefeita, sendo que em um deles assumiu a prefeitura por sete meses após a renúncia do titular do cargo. Foi a vereadora mais votada da história de Santa Cruz do Sul.


Janaína Freitas de Oliveira – Ativista na causa da mulher há mais de 15 anos. Primeira coordenadora da Casa de Passagem e atual presidente do Conselho Municipal da Mulher (gestão 2023 a 2025). Coordena os dois órgãos desde janeiro de 2012 até o momento.


Iara Bonfante – Orientadora educacional. Trabalhou desde sempre  na defesa dos Direitos da Mulher. Presidiu o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher por muitos mandatos intercalados e nele atua há 29 anos, ocupando hoje o cargo de segunda vice-presidenta. . Também atendeu durante três anos e seis meses no Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher. 


Fabiana Lorenzon Prates – Psicóloga clínica e psicanalista em formação. Representante do Conselho Regional de Psicologia do RS no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.


Teresinha Klafke – Psicóloga, mestre em Psicologia Clínica. Além de professora é subcoordenadora do Curso de Psicologia. Coordenou os estágios no período de 2018 a 2023. Atualmente está assumindo a coordenação da Psicologia no Serviço Integrado de Saúde (SIS).


Magali Constantin – Servidora pública municipal há 10 anos. É psicóloga e atua no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Recebe a homenagem em nome de toda a equipe do órgão.

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP