Unidades de saúde conscientizam para prevenção da tuberculose Última atualização em, 06 de março de 2024

Neste mês de março, as unidades de saúde de Santa Cruz do Sul estão mobilizadas para trabalhar junto aos seus usuários o combate à tuberculose, doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões e que pode ser grave.  A ESF Progresso  encabeçou essa iniciativa e produziu um material informativo que foi distribuído às demais unidades da rede de atenção básica para ser entregue à população.

De acordo com o coordenador da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SM), Alexandre Butzke,  a prevenção e o combate à tuberculose serão trabalhados no decorrer do mês por meio de abordagens feitas pelos profissionais de saúde junto aos usuários dos postos. “As equipes estão preparadas para divulgar orientações nas salas de espera, nas salas de vacinas, nos grupos de atenção continuada e também junto aos agentes de saúde”, explicou ele.

O material produzido pela ESF Progresso alerta a população para  sintomas que podem ser indicativos da doença, como tosse seca e contínua por mais de três semanas, cansaço, febre, falta de apetite e suor excessivo. A tuberculose é uma doença altamente contagiosa e sua transmissão acontece pela inalação de gotículas contaminadas pelo bacilo de Koch através de tosse, espirro ou fala.

Em caso de suspeita, a Secretaria Municipal de Saúde orienta  as pessoas a procurarem uma unidade de saúde para investigar os sintomas. O diagnóstico é feito a partir de exame bacteriológico (de escarro) e de exames complementares, como a radiografia de tórax. O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e disponibilizado pelo SUS.

Além da vacina BCG, que deve ser ministrada às crianças ao nascer para garantir a proteção quanto a formas graves, são medidas de controle para  prevenção da doença,  manter os ambientes ventilados e com entrada de luz solar, proteger boca com antebraço ou lenço ao tossir e evitar aglomerações.