Secretaria de Obras recupera taipas às margens do Rio Pardinho no bairro Várzea

Secretaria de Obras recupera taipas às margens do Rio Pardinho no bairro Várzea

Última atualização em 28 de novembro de 2024

    A Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seoi) concluiu, nesta terça-feira (26), a reconstrução de diversas taipas às margens do Rio Pardinho, no bairro Várzea. As obras tiveram início no dia 28 de outubro e foram conduzidas por servidores da SEOI. Foram 1.044,00 metros cúbicos de argila (ao custo de R$ 102.562,56) na reconstrução de cerca de 360 metros lineares de taipa. O serviço incluiu a reconstrução das estruturas e o reforço das que estavam parcialmente danificadas.


O trabalho abrangeu vários pontos da localidade próximos às ruas José Pedro Weiss, Irmão Emílio e Ernesto Wermuth, e também o entorno do campo de futebol, junto às ruas Evaldo Bender e João Kope.


Conforme o geólogo da secretaria, Edgar do Amaral Santos, as taipas, também chamadas de diques marginais, na borda do Rio Pardinho, são naturalmente áreas mais elevadas e que, enchente após enchente e de forma lenta, acabam se erguendo com o material trazido pelo curso d’água. O geólogo frisa que a função dessas estruturas, inclusive as naturais, é evitar que a água do rio extravase de seu canal. “Reforçando as estruturas naturais no entorno do canal e as construídas nas áreas alagadiças, reduz-se as inundações em episódios de enchentes ‘mais brandas’”, justifica.

Santos salienta que algumas dessas taipas já se encontravam naturalmente no ambiente. Parte delas foi reforçada e outras foram criadas quando houve a construção dos piscinões, durante o mandato de José Alberto Wenzel como prefeito (2005 a 2008). Entretanto, ele explica que as estruturas sofreram deteriorações naturais pela ação do tempo, uma vez que são feitas de argila, o que motivou a reconstrução. “Além disso, a enchente desse ano, em maio de 2024, erodiu fortemente essas estruturas devido ao grande volume de água e força da correnteza”, pontua.

A decisão sobre a recuperação das taipas foi antecedida por uma reunião entre representantes da Seoi, da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), o Ministério Público, a FEPAM e a PATRAM. Além disso, os pontos onde realizaram-se os reparos foram indicados por moradores à associação do bairro.

Loading...