51 3690 4143

Posto Central passa a atender no período da noite a partir desta sexta Última atualização em, 04 de março de 2024

Março inicia com mais uma boa notícia para a população santa-cruzense, em especial aos usuários dos serviços de saúde no município. A partir desta sexta-feira, 1º, a UBS Clementina Martini, conhecida como Posto Central, e localizada ao lado do Centro Materno Infantil (Cemai), passa a abrir as portas no turno da noite, e para todas as idades e todos os públicos, com seu horário de funcionamento das 18h à meia-noite, de segunda a sexta-feira. O local também abrirá aos sábados, entre 8h e 18h. 


A solenidade de início do serviço ocorreu na noite dessa sexta e contou com a presença da prefeita Helena Hermany, do Secretário de Saúde Fabiano Dupont, demais secretários, vereadores, de pessoas da comunidade, e da equipe de profissionais de saúde que irá atender a população. 


A decisão de retomar o atendimento no período da noite é histórica, visto que por quinze anos não era oferecido nesses moldes. Com um investimento mensal estimado em R$ 60 mil, a medida visa, em especial, desafogar o Plantão de Atendimento (PA) do Hospital Santa Cruz, e reduzir o tempo de espera dos usuários. 


Em seu pronunciamento, a prefeita Helena Hermany explicou a medida. “Encontramos esta alternativa para que as pessoas que precisam de atendimento no turno da noite, possam vir aqui no Posto Central, e assim o Plantão de Atendimento no Hospital Santa Cruz possa ser destinado somente para urgências e emergências”, disse. 


Helena salientou ainda sobre os usuários que têm disponibilidade em horário diferenciado. “Muitas pessoas trabalham no mesmo horário que coincide com o posto de saúde, e veem no turno da noite uma possibilidade de buscar atendimento em saúde”, exemplificou. 


Ao final, a prefeita relembrou as entregas da administração municipal realizadas no dia de hoje. “Hoje é um dia muito peculiar. Casualmente fizemos três eventos, nas áreas de educação, segurança e agora da saúde, e são justamente as áreas que a comunidade mais evidencia. Fico feliz que conseguimos contemplar nossa população no dia de hoje com melhorias e com avanços”, declarou.


 O secretário de Saúde, Fabiano Dupont, também  se pronunciou.  “A demanda nos plantões de urgência e emergência tem aumentado muito nos últimos tempos, por isso encontramos essa opção para que os atendimentos que não oferecem risco de vida, possam ser acolhidos no Posto Central, e por consequência, diminuir o tempo de espera dos pacientes. Quem tem dor, tem pressa, e nossa preocupação é com a qualidade no atendimento”, disse. 


Conforme a supervisora médica da Atenção Básica, Clauceane Venzke Zell, uma equipe específica irá atuar no Posto Central. “Dentro da equipe teremos dois médicos, e caso houver aumento da demanda, se for necessário vamos aumentar nosso quadro de profissionais”, afirmou. 


Ainda segundo ela, o serviço pode ser procurado por qualquer cidadão com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santa Cruz, desde que os casos não ofereçam risco de vida, e não se enquadrem nas categorias urgência e emergência. “Em casos como sintomas gripais, infecção urinária e dores nas costas, por exemplo, que não oferecem risco de vida, os pacientes podem procurar o Posto Central”, exemplificou. 


 Com o objetivo de melhorar a cobertura vacinal, segundo Clauceane, no local também funcionará a Sala de Vacinas, no período entre 18h e 22h. A partir do dia 15 de março, a ESF Linha Santa Cruz também passará a oferecer, além dos serviços habituais, o atendimento noturno.

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP