Viaduto do Arroio Grande: Consórcio realiza ensaio das estacas Última atualização em, 29 de fevereiro de 2024

Mais uma importante etapa para a construção do Viaduto do Arroio Grande, um dos principais projetos da gestão da prefeita Helena Hermany para Santa Cruz do Sul, foi cumprida nesta terça-feira (27).

O consórcio de empresas Giovanella/Porto Beton, vencedor da licitação, executou a fase de ensaio das estacas, estruturas que compõem os seis blocos que fazem parte das fundações do viaduto – cada bloco tem 14 estacas, totalizando 84 unidades.

A avaliação foi feita por amostragem, com uma estaca de cada bloco. O teste de carga dinâmica consiste no uso de um guindaste com um martelo de peso específico acoplado na sua extremidade, simulando o esforço ao qual a estrutura será exposta. Os dados são obtidos através de sensores instalados nas peças avaliadas, que encaminham as informações para um programa de computador.

Após a conclusão do ensaio, os resultados devem ser apresentados em dois dias. Se os números estiverem de acordo, a estrutura estará apta para o início da concretagem dos blocos.

A prefeita Helena Hermany destaca a seriedade com que o trabalho do viaduto vem sendo executado. “Estou tão ansiosa quanto nossa população para ver o viaduto pronto. É uma obra muito aguardada, pensada para melhorar a vida da nossa população. Apesar de sua grandeza e complexidade, o projeto está sendo desenvolvido dentro do previsto. Em breve, iremos desfrutar de todos os benefícios que esta iniciativa trará ao nosso trânsito e a milhares de pessoas”.