Desfile das Escolas de Samba reúne 35 mil pessoas na Floriano Última atualização em, 26 de fevereiro de 2024

Evento encerrou o Santafolia 2024 e consolidou o retorno da festa em grande estilo

O encerramento do Santafolia 2024, na noite de sábado (17), não poderia ser mais empolgante. Depois de oito anos de espera, Santa Cruz do Sul voltou a testemunhar um desfile competitivo entre as suas escolas de samba.

A rua Marechal Floriano foi o palco de mais um grande espetáculo apresentado por Império da Zona Norte, Unidos de Santa Cruz, União, Imperadores do Ritmo e Imperatriz do Sol. A população compareceu em peso para prestigiar o evento.

Na abertura oficial da festividade, a prefeita Helena Hermany não escondeu a alegria em ver a rua tomada pelo público. “Santa Cruz é uma cidade pulsante e viva. E nada melhor do que ver esse espaço ocupado por nossa população”.

A prefeita enfatizou o empenho de sua gestão em resgatar o Carnaval santa-cruzense, um compromisso assumido com as entidades da folia. “Nossa cidade não pode ficar de fora desta celebração tão bonita, parte da nossa cultura. Sei da luta destes grupos para fazer uma grande festa. Visitei os barracões e tenho certeza de que todos deram o seu máximo nos preparativos. O Poder Público vai estar sempre ao lado das escolas de samba para que o nosso Carnaval cresça cada vez mais".

Para o secretário de Cultura Marcelo Corá, o desfile competitivo é a coroação do Santafolia 2024. A programação contou com outros dois eventos – o Bailinho da Borges e o Carnaelétrico, respectivamente nos dias 3 e 10 de fevereiro.

Corá destacou a grande estrutura disponibilizada para o desfile das escolas e a importância do evento para o Carnaval do município. “Este momento é o ápice, com a volta da disputa do título pelas nossas escolas.” Conforme o secretário, o Santafolia 2024 coroa o esforço da prefeita Helena Hermany em devolver o Carnaval ao município.

O presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Santa Cruz do Sul, Cristiano Calisto, frisou o apoio que as escolas de samba têm recebido do poder público municipal. “A prefeita Helena Hermany merece os aplausos e o reconhecimento do povo carnavalesco. Desde o início do Governo, ela tem sido muito parceira”.

Calisto ainda reforçou a importância de as entidades trabalharem em conjunto. “O Carnaval precisa dessa união, para que a gente possa alcançar o patamar que ele merece.”

Público aprova formato e celebra a retomada da festa

A organização estimou em 35 mil pessoas o público que prestigiou o desfile. Dos dois lados da rua Marechal Floriano, famílias e grupos de amigos se instalaram em cadeiras próprias e nas mesas dos bares para assistir à apresentação das cinco agremiações.

Maurício Carvalho era um dos foliões que ocupou as calçadas, na companhia de familiares – irmãos e primos. No cruzamento da Floriano com a rua Borges de Medeiros, ele aguardava pela passagem da Unidos de Santa Cruz, escola pela qual torce. Carvalho celebrou a organização do evento. “O apoio da Prefeitura é fundamental para essa retomada do Carnaval. Espero que todas as escolas façam um grande desfile”.

Acomodada em uma cadeira de praia na Floriano, entre as ruas Sete de Setembro e Tiradentes, Fabiana Tietze assistiu ao desfile e aprovou o que viu. “As escolas vieram bem preparadas este ano. Estou feliz com o retorno da festa. Temos que valorizar, está muito bonito”.

Presença ilustre

O desfile de Carnaval das escolas de samba de Santa Cruz do Sul contou com um convidado ilustre e inesperado. De passagem pelo município para o aniversário de um primo, o governador Eduardo Leite visitou o camarote da Administração Municipal na passarela, onde foi recebido pela prefeita Helena Hermany.

Leite mostrou-se positivamente surpreso com a festa. “Fiquei muito impressionado com essa estrutura, muito bem organizada, nesse lugar que é um ponto marcante da cidade”, comentou.