51 3690 4143

Rede municipal ultima preparativos para volta às aulas Última atualização em, 26 de fevereiro de 2024

Há menos de uma semana para o início do ano letivo na rede pública municipal de ensino, as escolas de educação infantil e de ensino fundamental de Santa Cruz do Sul estão ultimando os preparativos para receber nada menos do que 11 mil estudantes que, na próxima quarta-feira, dia 21, retornam às salas de aula. Nesses dias que antecedem o retorno, a Secretaria Municipal de Educação (SEE) intensifica os trabalhos para deixar a estrutura física em condições de receber a comunidade escolar.


Durante todo o período de férias, enquanto alunos e professores aproveitavam o merecido descanso, uma série de melhorias foram realizadas nos estabelecimentos de ensino. A Emef Menino Deus, situada no bairro de mesmo nome,  foi uma das que mais receberam intervenções em sua infraestrutura e está com visual novo para começar a funcionar com a oferta de turno integral, em um projeto-piloto para alunos do pré ao 4º ano.  Ginásio, quadra de esportes  e  banheiros foram reformados e a escola ganhou uma nova lavanderia. Na parte externa uma cancha de areia de vôlei está sendo finalizada e será mais uma alternativa para a prática de educação física. 


De acordo com um dos responsáveis pela infraestrutura das escolas, Henrique Rohsig, serviços de toda ordem foram executados durante o recesso. “Nossas equipes não pararam, são 20 escolas de educação infantil e 26 de ensino fundamental, além do Cemeja. É uma estrutura muito grande que requer manutenção permanente, portanto o trabalho não para, nem mesmo no período de férias”, destacou ele.


Equipes da SEE efetuaram trabalhos de pintura interna, troca de lajotas, substituição de piso e  forro, revitalização de bancos e outros equipamentos, conserto de vazamentos, correção na drenagem de pátios, recuperação de telas e cercas, limpeza e manutenção de calhas, substituição de lâmpadas comuns por led e melhorias na rede elétrica. Várias escolas ganharam fossas sépticas e mais de dez caixas d`água foram substituídas por outras com maior capacidade de reservação. 


Investimentos na educação infantil incluíram também a compra de playgrounds para atender várias instituições. Já receberam as novas pracinhas as Emeis Pingo de Gente, Pequeninos do Faxinal, Mundo Mágico, Beija Flor e a Emef Imaculada Conceição. Devem receber os equipamentos de lazer em breve também as Emefs Felipe Becker, Cristiano Smidt, Rio Branco, Luiz Schroeder, José Ferrugem e Emei Raio de Sol. 


Novas redes de água também foram implantadas nas Emefs Santuário, Guido Herberts, Cristiano Smidt, José Ferrugem, Dom Pedro II e Emeis Progresso e Castelo Infantil. Já nas Emefs Bom Jesus, Luiz Schroeder, Willy Carlos Froehlich, Frederico Assmann, Normélio Boettcher e Guido Herberts foram instalados pressurizadres de água para modular a pressão do líquido que chega nas torneiras.


Na Emef José Ferrugem, situada no Bairro Renascença, o estacionamento de veículos está sendo totalmente remodelado com a colocação de blocos de concreto Pavi-S em parte da área utilizada e melhor delimitação no acesso de pedestres. No pátio a pracinha de brinquedos será cercada para maior segurança dos alunos e  segue em obras o fechamento das laterais do ginásio de esportes. 


Para a diretora da escola, Tatiane Jahn Lopes, um misto de sentimentos e expectativas é o que marca os dias que antecedem o começo do ano letivo. “Estamos ansiosos porque pensamos em cada detalhe com muito carinho e dedicação para receber todos  os nossos estudantes com muita alegria, novidades e surpresas”, adiantou.


Nesse período, várias escolas também receberam melhorias na rede pluvial para corrigir transtornos com alagamentos em dias de muita chuva. Na Emef Guilherme Hildebrand,  situada no Bairro Progresso, um antigo problema de alagamento foi solucionado com a construção de bocas de lobo na rua e abertura de valetas e colocação de tubulações maiores no pátio para dar  vazão às águas pluviais. 


Em Linha João Alves, na Emef Dona Leopoldina, as aulas pareciam até já ter recomeçado na última semana. Bancos coloridos, pintura nova na quadra de esportes e em algumas salas de aula davam o tom de que um ano novinho está começando. Alguns professores e funcionários estavam concentrados na organização dos materiais pedagógicos e na decoração dos ambientes. “Estamos na expectativa desse recomeço e queremos receber bem nossos alunos, professores e equipe de funcionários ”, disse a diretora Julia Muradás. 


Esta semana os trabalhos nos educandários estão concentrados em pequenas pinturas, lavagem de piso,  paredes e corte de grama. Segundo o secretário municipal de Educação, Wagner Machado, o período de volta às aulas é um momento de alegria. “Nossas expectativas são as melhores, além de ambientes modernos, lúdicos e seguros, nossos alunos encontrarão uma equipe preparada e motivada para novas e fascinantes descobertas em 2024”.

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP