51 3690 4143

Capacitação para atendentes de Emeis aborda a indissociabilidade de cuidar e educar Última atualização em, 26 de fevereiro de 2024

O auditório central da Unisc esteve quase lotado na tarde desta quinta-feira, dia 15, quando cerca de 500 atendentes de escolas municipais de educação infantil participaram de uma atividade de formação realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEE) de Santa Cruz do Sul. Durante cerca de três horas, a supervisora Niqueli Streck Machado explanou sobre o tema Educação infantil: a indissociabilidade de educar e cuidar. A capacitação ocorre faltando pouco menos de uma semana para a volta às aulas e tem o propósito de preparar os profissionais para mais um ano letivo.


Durante a abertura do evento a prefeita Helena Hermany fez questão de destacar o impacto da atuação dos profissionais atendentes na primeira infância. “Cada gesto, cada palavra que vocês utilizam repercute na construção da personalidade das nossas crianças. Eu costumo dizer que vocês, na verdade não têm uma profissão, vocês têm uma missão”. Também presente no ato, o secretário municipal de Educação, Wagner Machado, ressaltou a importância do trabalho realizado pelos atendentes. “Vocês têm nas mãos o que há de mais caro às famílias santa-cruzenses. Pais e mães entregam para vocês todos os dias, ao saírem para trabalhar, seus maiores tesouros”, disse. 


Faltando poucos dias para o início do ano letivo na rede municipal, a formação voltada aos atendentes, segundo Niqueli,  foi pensada pela equipe pedagógica da educação infantil para qualificar a discussão e a reflexão acerca do trabalho realizado pelos profissionais. “Antigamente a creche era um lugar para deixar  crianças e se entendia que qualquer um poderia cuidar. Com o passar do tempo a educação infantil foi construindo uma identidade e hoje é preciso ter estudo e qualificação, o trabalho é realizado por profissionais e tudo que se faz, até mesmo uma troca de fraldas é um ato pedagógico”, afirmou.


Em sua explanação, Niqueli, que é chefe de divisão das escolas municipais de educação infantil e conveniadas, abordou diversos aspectos da educação infantil, lembrou que a creche é o primeiro ambiente de educação coletiva de um ser humano, falou sobre o papel do adulto que apresenta o mundo para as crianças através de seu comportamento, gestos, fala, destacou a importância do afeto como base para o desenvolvimento da criança em toda a sua potência e discorreu sobre os dois eixos estruturantes das práticas pedagógicas:  interações e brincadeiras. “A escola é um lugar de produção de conhecimento e serve para qualificar e aumentar o repertório das crianças”. 


Também estiveram presentes na abertura da capacitação, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Cristina Conrad; a diretora administrativa e financeira da SEE, Guiomar Rossini e a diretora de gestão pedagógica da SEE, Claudia Regina da Silva.

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP