51 3690 4143

Prefeitura investe mais de um milhão no Projeto Escola Inclusiva em 2024 Última atualização em, 23 de fevereiro de 2024

João Afonso Lemos, de 10 anos, revelou que está com saudade da escola. A mãe, Aline, conta que, logo após a virada do ano, nos três primeiros dias ele já a questionava logo pela manhã: Mãe, tem escola hoje ? O menino, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), tomou gosto pelo ambiente escolar após a implantação do Projeto Escola Inclusiva (PEI). A iniciativa, executada pela prefeitura, através da Secretaria de Educação, tem como propósito disponibilizar monitores que acompanham integralmente os alunos das mais variadas deficiências. Para este ano, a prefeita Helena Hermany já assinou o convênio que autoriza o investimento de mais de um milhão de reais para a executar o projeto, que ocorre em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).  


De acordo com a supervisora educacional da Secretaria Municipal de Educação, Mara Núbia Sandim, neste ano serão contratados 75 estagiários, da licenciatura plena e do curso de psicologia da Unisc. “Estes profissionais de apoio acompanham os alunos com as mais variadas deficiências em seus hábitos de vida diária, desde a alimentação, locomoção, a interação com os demais educandos e auxiliar no desenvolvimento de atividades pedagógicas orientadas pelo professor da turma regular”, explica Mara Núbia.  


Para a alegria do garoto João Afonso e sua família, que não vê a hora de o ano letivo começar, e de outras dezenas de estudantes que, assim como ele, necessitam de acompanhamento integral, em 2024 o projeto Escola Inclusiva será novamente colocado em prática a partir de março. “O monitor passou a ser uma referência para nosso filho. Sem esta atenção especial, ele não conseguiria se desenvolver e aprender. Somos muito gratos que a prefeitura está proporcionando este cuidado com os alunos que possuem necessidades especiais”, revelou Aline. 


Dar uma atenção especial aos alunos com as mais variadas deficiências, é uma das prioridades na gestão da prefeita Helena Hermany. “A escola tem a missão de cuidar e educar, e os estudantes que possuem alguma deficiência precisam uma atenção especial, para que se sintam bem no ambiente escolar, que se sintam felizes,  bem amparados e consigam desenvolver suas capacidades da melhor forma possível”, disse. 


Projeto Escola Inclusiva


Pelo terceiro ano consecutivo, a prefeitura, através da Secretaria de Educação, realiza convênio assinado com a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), que permite a seleção de estudantes universitários para estágio remunerado no Projeto Escola Inclusiva (PEI). A iniciativa da Administração Municipal garante acompanhamento no ambiente escolar para alunos com algum tipo de deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP