Agricultura entrega primeiro lote de alevinos de 2024 Última atualização em, 23 de fevereiro de 2024

Ano terá mais dois períodos para encomendas

A piscicultura gera mais uma oportunidade de renda para as pequenas propriedades de Santa Cruz do Sul. Atenta a esta alternativa, a Prefeitura Municipal realizou a intermediação da compra de mais um lote de alevinos de diversas espécies para produtores interessados na criação de peixes.

A primeira de três entregas previstas para 2024 aconteceu no dia 26 de janeiro, na sede da Secretaria de Agricultura (Seagri). A pasta mobilizou produtores rurais interessados e efetuou a encomenda de alevinos. A medida facilita o acesso dos agricultores aos peixes, uma vez que não precisam se deslocar a outros municípios para buscar a mercadoria.

Entre as espécies disponíveis, estavam carpas-capim, cabeças grandes, prateadas e húngaras; tilápia; trairão; jundiá; tambacú e lambari. Nesta primeira mobilização, foram entregues  4.181 alevinos.

Conforme o secretário de Agricultura, Decio Luís Hochscheidt, a iniciativa segue uma determinação da prefeita Helena Hermany, focada no fomento da piscicultura entre os produtores do município, com foco no incremento da renda dos agricultores e melhoria da qualidade da alimentação das famílias do campo. “No ano passado, abrimos muitas aguadas e fizemos a limpeza de açudes para a armazenagem de água prevendo futuras secas. Os produtores também podem usar essas estruturas para a criação de peixes”, avalia.

O piscicultor Flávio Morais foi um dos que obteve alevinos através da iniciativa municipal. O aposentado cria peixes em uma pequena propriedade, onde mantém dois açudes. Nesta oportunidade, ele optou por encomendar tilápias e carpas-capim.

Morais pensa em, futuramente, investir na comercialização de peixes. Entretanto, no momento, utiliza a criação para o consumo da própria família. Ele tomou conhecimento da ação da Seagri através de amigos e tem estado atento aos anúncios para novas encomendas. “É uma ação que facilita muito o acesso para a gente. E, além de tudo, são peixes de qualidade”.

As próximas duas entregas deverão acontecer nos dias 22 de março e 07 de junho deste ano. Interessados em participar das próximas encomendas devem entrar em contato com a Seagri (rua Tenente-Coronel Brito, 176 ou pelos telefones 3690-4137 e 3711.9334), ou ainda na Subprefeitura de Monte Alverne.