Inscrições para editais da lei Paulo Gustavo encerram dia 16 Última atualização em, 23 de fevereiro de 2024

Mais de R$ 1 milhão serão destinados para viabilizar atividades artísticas e culturais

Interessados em obter recursos para viabilizar atividades artísticas e culturais em Santa Cruz do Sul não podem perder mais uma oportunidade. As inscrições para os editais da Lei Paulo Gustavo estão abertas até o próximo dia 16. A iniciativa, conduzida pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), vai disponibilizar R$ 1.034.000,00.

Estão disponíveis para acessar pelo Instagram (@secult.scs) quatro editais específicos: produção audiovisual, salas de cinema, fomento ao setor audiovisual e outro para as demais áreas da cultura. Nesse último estão incluídos circo, dança, teatro, patrimônio cultural, carnaval, manifestações populares, literatura, música, artesanato, artes plásticas e cultura de rua.

Na avaliação do secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, o financiamento por meio de editais é uma oportunidade para que os artistas possam acessar recursos e assim custear projetos que irão reverter em benefício do enriquecimento cultural de toda a sociedade. Santa Cruz já liberou mais de R$ 3 milhões por meio de editais. “É o momento para classe artística aproveitar um recurso que irá fomentar ainda mais a cultura na nossa cidade. Estamos preparados para auxiliar e fazer estes valores chegarem aos que trabalham com arte e que depois através de suas realizações darão um grande retorno para a população”, disse.

Ao acessar a rede social da Secult, um tutorial orienta sobre como proceder para efetuar a inscrição. Também é possível, mediante agendamento, ir diretamente na Secult para se inscrever presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Para fazer o agendamento e para obter mais informações, o telefone é 51 3717 3674.

Plataforma reúne biografia e obra de 80 artistas locais

Para a agente cultural, artesã e artista visual Ivani Ana Friedrich, o incentivo de R$ 15 mil que obteve em 2023 ao ter seu projeto classificado e aprovado no edital do Funcultura, foi fundamental para que ela e outras três amigas – Magui Kampf, Juliane Mai e Nilani Goettems - pudessem colocar em prática uma antiga demanda dos artistas locais, desde a pandemia. As quatro formaram juntas o coletivo Move e desenvolveram o projeto Imaginário – Plataforma das Artes Visuais de Santa Cruz do Sul.

Trata-se de uma plataforma online (www.imaginariodasartes.com.br) que contém uma espécie de catálogo com a biografia e a obra de 80 artistas que residem no município, com suas mais variadas técnicas, temáticas e expressões artísticas. “Através dessa plataforma criamos um mecanismo de divulgação e difusão da arte para além das fronteiras do município e fornecemos ao público, um espaço de pesquisa, informação e comercialização das nossas obras, valorizando a nossa produção artística e possibilitando à população, o acesso à cultura. Que venham mais editais”.

Artesãs fazem kits sensoriais para estimular crianças com autismo

Um trabalho que fizesse sentido para alguém, que tivesse um significado. As partir dessa proposta a artesã Luira Rodrigues Andrade de Quadros, 37 anos, e outras 14 mulheres da Associação dos Artesãos de Santa Cruz do Sul desenvolveram um projeto para ajudar crianças com autismo e outras síndromes. A partir da confecção de brinquedos e outros objetos em crochê, elas montaram kits sensoriais que foram doados a entidades e escolas da rede pública.

Assim como Luira que tem dois filhos autistas, outras mulheres da entidade também possuem filhos com essa condição, vivência que acabou impulsionando o projeto. Porém, de acordo com a presidente Lúcia de Figueiredo, que está a frente da associação há 18 anos, a ideia só saiu do papel porque o projeto foi um dos muitos contemplados com recursos do Funcultura, da ordem de R$ 10 mil. “Os materiais para a confecção são muito caros, então o recurso foi fundamental para que a gente pudesse viabilizar este projeto”, explicou ela.

Com a orientação de uma psicopedagoga e de outros profissionais, e também a partir de conversas com as entidades que trabalham em prol dos direitos da pessoa com autismo e prestam apoio a seus familiares, as artesãs desenvolveram e confeccionaram em crochê diversos objetos, como tapetes sensoriais, cubos, bonecos de montar, cestas e outros brinquedos para estimular os sentidos e trabalhar raciocínio, memória, motricidade e outras habilidades.

Como resultado foram produzidos 11 kits doados a entidades como Apae, Associação Luz Azul e escolas municipais de ensino fundamental Guido Herberts e Luiz Schroeder. As “crocheteiras” foram pessoalmente entregar os materiais e se emocionaram com a receptividade. “Meu Deus, foi maravilhoso ver a alegria das crianças”, contou Lúcia.

Famílias que tiverem interesse também podem adquirir os kits, agora confeccionados sob encomenda. Para isso basta entrar em contato pelo WhatsApp 51 99844 4773 ou indo diretamente no Recando do Artesão, na Rua Júlio de Castilhos, 652.