Banco de Alimentos apresenta relatório de atividades de 2023 Última atualização em, 23 de fevereiro de 2024

Órgão integrante da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Banco de Alimentos de Santa Cruz do Sul concluiu o relatório que reúne o balanço de suas atividades durante o ano de 2023. A titular da pasta, secretária Roberta Pereira, analisou os resultados alcançados de forma positiva e teceu alguns comentários sobre os mesmos.

Conforme Roberta, o objetivo da publicação é registrar as ações desenvolvidas, gerando um documento que apresente informações à imprensa, parceiros, doadores e comunidade em geral.

Para a secretária, dois pontos merecem destaque no levantamento das ações de 2023. Um deles foi o aumento de doações recebidas durante eventos, atingindo quase 10 toneladas de gêneros não perecíveis. O outro foi a inauguração da cozinha experimental, em setembro passado. Localizado nas dependências do Banco de Alimentos, o espaço foi utilizado para a oferta de três cursos profissionalizantes na área gastronômica para a comunidade e servidores municipais, como os de Atualização em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e Produção Caseira da Mandioca e seus Derivados, e oficinas – sobre lanches e sucos, pães e cucas e tortas, em parceria com o Senac.

Ao longo do ano, foram apoiadas pelo Banco de Alimentos seis cozinhas comunitárias, 12 Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, dois abrigos municipais, o albergue e um serviço de assistência ao idoso. Também foram beneficiadas 10 entidades cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social.

Roberta projeta o fortalecimento das campanhas de arrecadação de alimentos, o aumento de doações e o aprimoramento da prestação de contas à comunidade como principais objetivos a serem buscados pelo Banco de Alimentos em 2024.

De acordo com a secretária, a estrutura cumpre um papel importante dentro da gestão da prefeita Helena Hermany. “É um serviço que faz o elo com a iniciativa privada, empresas, eventos e pessoas da comunidade. As doações beneficiam milhares de pessoas em diversos equipamentos sociais, diminuindo a insegurança alimentar e ainda gerando economia aos cofres públicos. Economia que se reverte em outros benefícios à comunidade”, avaliou.