Obra do Viaduto do Arroio Grande deve atingir 50% de execução até março Última atualização em, 23 de fevereiro de 2024

Prefeita Helena visitou canteiro de obras na manhã desta terça-feira (23)

O viaduto do Arroio Grande, projeto estratégico do governo da prefeita Helena Hermany para resolver os problemas de congestionamento crônico em horários de pico na zona sul da cidade, deve atingir 50% de sua execução até o início do mês de março.

A informação foi repassada por engenheiros do consórcio de empresas Giovanella/Porto Beton, vencedor da licitação, durante visita da chefe do Executivo Municipal ao canteiro de obras, na manhã desta terça-feira (23).

A prefeita viu de perto o trabalho que está sendo executado. Os blocos 1, 2, 5 e 6 estão em fase de escavação e arrasamento das estacas. Já os blocos 3 e 4 aguardam a cura do concreto.

Ao total, foram feitas 84 estacas nos seis blocos (14 estacas para cada), com profundidade média de 10 metros. No canteiro de obras, estão sendo realizadas as ferragens dos blocos, das pré-lajes, e das vigas longarinas (de um total de 20, nove já se encontram prontas), que também estão sendo concretadas no local. Estas são peças montadas à parte e depois integradas à produção como um todo. A partir de março, quando iniciar a construção dos pilares sobre os blocos que serão executados, a comunidade já poderá visualizar as etapas do Viaduto acima do nível do solo.

Por sua magnitude, a construção do viaduto terá momentos de grande complexidade. Um deles será a etapa de transporte das vigas longarinas para a área onde a obra está situada. Pesando 37 toneladas cada uma, será necessária a utilização de dois guindastes para o deslocamento até o local de instalação. Lá, outros dois veículos serão usados para o içamento e posicionamento das mesmas em cima das travessas.

A chefe do Executivo Municipal salientou a relevância do projeto para Santa Cruz do Sul. “O viaduto, além de um desejo antigo de nossa comunidade, é uma necessidade para o desenvolvimento da cidade. O município está crescendo de maneira impressionante e precisamos nos preparar para o impacto que isso trará aos deslocamentos das pessoas e à nossa economia”.

Helena destacou que uma obra desta grandiosidade traz consigo muitos desafios e agradeceu a compreensão da comunidade à iniciativa. “Sei que o início dos trabalhos trouxe mudança na rotina das famílias e dos empreendedores da região. Estamos acompanhando este projeto com grande seriedade, sempre atentos para fazer os ajustes que por acaso se façam necessários”.

A prefeita ainda analisou o cronograma de execução das etapas do projeto. Ela enfatizou a importância do planejamento e do respeito aos prazos para que a obra seja concluída dentro do tempo previsto. Os secretários Karianne Pacheco (Planejamento e Governança) e Edmar Hermany (Obras e Infraestrutura) também participaram da visita.

A obra

O Viaduto do Arroio Grande é um dos principais projetos de mobilidade urbana do governo Helena Hermany para Santa Cruz do Sul. Localizado no entroncamento entre as avenidas Deputado Euclydes Nicolau Kliemannn e Presidente Castelo Branco, com extensão de 264,83 metros e orçada em R$ 11.573.138,78, a obra foi iniciada em julho de 2023 e tem previsão de 12 meses para ser concluída.