Palestra leva conhecimentos de combate e prevenção a incêndio a moradores do Residencial Santa Antônio Última atualização em, 22 de janeiro de 2024

Iniciativa da Defesa Civil contou com a participação de profissionais do Corpo de Bombeiros

Moradores do Residencial Santo Antônio, no bairro Progresso, receberam noções de segurança e primeiros socorros em evento realizado no salão de festas do condomínio, no final da tarde de quinta-feira (18).

As informações foram apresentadas durante a palestra de Prevenção e Combate a Incêndio, ministrada por representantes do Corpo de Bombeiros, a partir de uma parceria com a Prefeitura Municipal e a Defesa Civil de Santa Cruz do Sul.

O sargento Éder Porto Ferreira destacou a relevância do encontro, devido ao recente aumento de casos de incêndios em edifícios. “Por isso é importante que os moradores tenham algum treinamento sobre o assunto”. O primeiro tema a abordado por ele apresentou os cuidados a serem adotados no uso e manutenção de botijões de gás.

Ferreira chamou a atenção para os riscos de vazamento, o que pode ocasionar explosões. Conforme o bombeiro militar, ao sentir o cheiro de gás dentro do imóvel, é importante abrir as janelas para dispersá-lo e procurar identificar onde está o vazamento, verificando se algum dos queimadores do fogão está ligado, se válvula e mangueira se encontram em condições de uso e dentro do prazo de validade. Ferreira também alertou os participantes para que fogareiros não sejam utilizados em botijão grande. “O queimador ficará muito próximo do vasilhame, aquecendo-o, o que aumentará a possibilidade de vazamentos”, justificou.

O bombeiro também orientou o público a ser cauteloso com o uso de aquecedores de ar, colocando o aparelho em posições e áreas seguras, longe de materiais e situações que possam gerar incêndios. Ferreira ainda frisou que extintores devem ser usados quando o fogo ainda se encontra em estágio inicial, ao mesmo tempo em que os Bombeiros devem ser acionados. Ele ainda orientou que, nestas situações, as pessoas devem deixar o local o mais rapidamente possível. “Não tentem salvar pertences, muitas pessoas já perderam a vida tentando fazer isso”.

A soldado Carla Natieli de Abreu Severo ensinou como socorrer crianças engasgadas. Com o auxílio de um boneco, ela simulou a técnica a ser aplicada em crianças até 1 ano de idade e depois, com a ajuda de uma voluntária, demonstrou o procedimento a ser usado em crianças entre 1 e 8 anos.

Os participantes também aprenderam a diferenciar uma pessoa desmaiada – que apresenta sinais vitais – de outra em situação de parada cardiorrespiratória, assim como as medidas de primeiros socorros para cada caso, sem esquecer de acionar a Samu (Fone 192) ou o Corpo de Bombeiros (Fone 193).

Após assistir a demonstração da manobra de massagem cardíaca, a cozinheira Litiele Caroline Lucas de Azevedo aceitou o convite dos bombeiros para praticar a técnica em um boneco. Ela participou atentamente de toda palestra. “A parte de primeiros socorros me chamou muito a atenção. Pretendo buscar mais informações a respeito”, declarou.

Síndico do condomínio, Reimundo Martins de Mello, gravou boa parte dos ensinamentos apresentados pelos bombeiros. Trabalhador da construção civil, ele já tinha conhecimento de algumas das informações apresentadas. Mesmo assim, considerou a iniciativa válida. “É importante trazer conhecimento para os moradores. Veio em boa hora.”