Mutirão da Prefeitura com Bombeiros e 7º BIB leva água a comunidades do interior Última atualização em, 22 de janeiro de 2024

O Departamento Municipal das Redes Hídricas (Demurh), da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), está trabalhando em ritmo intenso para atender as famílias do interior de Santa Cruz do Sul que estão sem água em virtude do temporal da última terça-feira (16).

Nesta sexta-feira (19), uma frota de cinco caminhões-pipa – três da Prefeitura, um do Corpo de Bombeiros e outro do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) – trabalhou durante todo o dia para abastecer as comunidades atingidas. A localidade de Alto Paredão, que estava há mais tempo desassistida, recebeu atenção especial da força-tarefa.

Conforme o coordenador do Demurh, José Luiz Habekost Zambarda, a região teve toda sua rede elétrica devastada, o que impede os motores de bombearem água dos poços artesianos para as propriedades. Além disso, desde a ocorrência da intempérie, o grupo mantém o fornecimento de água o Hospital de Monte Alverne, o posto de saúde e a casa geriátrica de Monte Alverne.

De acordo com Zambarda, a partir deste sábado (20), os caminhões-pipa começarão a atender também mais uma área de Alto Paredão, além das regiões de Monte Alverne, Júlio de Castilhos, Linha Brasil e Justo Rangel. Ele estima em ao menos 180 famílias atingidas pela falta de água nessas áreas. O trabalho de abastecimento também prosseguirá no domingo. Na região de Boa Vista, já houve o retorno da energia elétrica, com a reativação dos motores que permitirá a normalização do abastecimento.

Somente nesta sexta-feira, foram entregues cerca de 60 mil litros de água, o que somado ao que já foi distribuído durante a semana, ultrapassa a marca dos 100 mil litros. O representante da Prefeitura agradeceu o apoio do Corpo de Bombeiros e do 7º BIB na execução da atividade de socorro às comunidades sem água.

A mobilização para o atendimento dos atingidos pelo temporal foi uma solicitação da prefeita Helena Hermany. Na manhã desta sexta-feira (19), ela se reuniu com o secretariado para avaliar a situação do município, verificar o que já foi feito e estabelecer novas ações. Durante a tarde, Helena percorreu localidades do Interior e manifestou solidariedade às vítimas. “Sabemos que para muitas famílias a situação é simplesmente desoladora, por isto estamos aqui prestando apoio e mobilizando esforços para atender as demandas o mais rápido possível”.