Projeto de hidroginástica para idosos recomeça com força total Última atualização em, 10 de janeiro de 2024

Se até hoje alguém ainda acredita que entusiasmo, alegria e disposição são atributos associados a pouca idade, certamente não conhece as turmas de alunos e alunas do Projeto Verão, desenvolvido pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, em parceria com o Tênis Clube. As aulas de hidroginástica para idosos recomeçaram na manhã desta terça-feira, 9, e até o final de fevereiro vão movimentar a piscina do clube duas vezes por semana, em três diferentes horários. São mais de 100 participantes nesta que já é a terceira edição de uma iniciativa que a cada ano ganha novos adeptos.

Novata na modalidade, Letícia Silva de Freitas, 67 anos, era uma das mais animadas no primeiro dia de aula. Aposentada do serviço público, mas nem por isso inativa, ela contou que encontra na atividade física uma forma de ocupar o tempo e manter a saúde física e mental em dia.   Durante os 45 minutos de aula,  não demonstrou o menor sinal de cansaço. “Sempre fiz exercícios e gosto de praticar em casa. Tenho uma esteira e faço caminhadas também”, disse. Durante o ano Letícia participa também no Bairro Aliança do projeto Qualidade de Vida, mantido pela prefeitura.

A recepção aos alunos no primeiro dia de atividades contou com a presença do secretário municipal de Relações Institucionais e Esportes, Everson Carvalho de Bello e do coordenador do projeto, Fernando Vilela. Ao dar as boas vindas aos alunos, Bello desejou a eles momentos de muita alegria e integração e enalteceu a parceria com o Tênis Clube. “Este é um projeto bastante aguardado pela comunidade. Graças a essa parceria com o clube que nos cede gratuitamente o espaço, podemos receber vocês e desenvolver as atividades”, ressaltou.

Em nome da diretoria do clube, o diretor social João Carlos da Silva também se pronunciou na acolhida aos participantes. “´Para nós é uma grata satisfação receber vocês neste dia tão especial, hoje nosso clube está completando 114 anos de história”, comemorou ele puxando um Parabéns a Você para marcar a data.

Pronta para entrar na água, a aposentada Maria José Blanco Cavalari, 68 anos, disse que agora tem tempo de sobra para se cuidar e não desperdiça oportunidade. Em 2023 ela também frequentou as aulas de hidroginástica e de tanto que gostou resolveu repetir a experiência. “É tudo de bom, eu adoro. Passo a maior parte do tempo sozinha, minha filha e minha neta saem cedo de casa e voltam tarde, então aproveito para me cuidar”.

Acompanhando atentamente os movimentos da instrutora, a técnica de enfermagem Maria Natália Silveira dos Santos, 68 anos, estava radiante com a retomada do projeto. Ela sabe a importância de se manter ativa e por isso não pretende perder nenhuma aula. Medicamentos ela raramente utiliza e é na atividade física, quase que diária, que encontra o remédio para todos os males. “É tudo de bom, já pratico exercício há anos. Faço agachamento, caminhada, tenho uma esteira em casa, não paro”.

Na foto acima Maria Natália

Na foto acima Maria José Blanco