Arrecadação do IPTU ultrapassa R$ 29,1 milhões Última atualização em, 05 de janeiro de 2024

A Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) divulgou nesta quinta-feira, 4, os números da arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Até o dia 2 de janeiro, prazo final para a quitação em cota única, com o desconto de 4%, foram arrecadados aproximadamente R$ 29,1 milhões. Desse montante, foram pagos à vista R$ 27,2 milhões, valor relativo a 30.709 carnês. Já R$ 1,8 milhões entraram nos cofres da prefeitura através de parcelamentos e são referentes a 10.876 carnês.

Quem optou por esta segunda alternativa e ainda não efetuou nenhum pagamento, tem até o dia 15 de fevereiro para quitar a segunda parcela. Já a primeira, que teve o vencimento  adiado para 16 de setembro, deverá ser emitida com a nova data no site da Prefeitura (www.santacruz.rs. gov.br), no app Cidadão Online ou ainda direto na Sefaz (Rua Coronel Oscar Jost, nº 1.551). É importante ficar atento porque a secretaria está trabalhando em turno único, com horário de atendimento das 8 às 14 horas.

Na avaliação do secretário municipal de Fazenda, Valdir Bruxel, a arrecadação atendeu as expectativas nesta primeira etapa. “Tivemos uma quantidade de cotas de pagamento à vista abaixo do previsto, mas em contrapartida uma quantidade de cotas de pagamento da primeira parcela superior ao que estávamos esperando”, afirmou ele.

A partir de agora, também é importante lembrar que não há mais o desconto de 4% aplicado pela antecipação do pagamento na cota única, porém os descontos relativos aos programas Bom Pagador, de 3%, e Santa Cruz Solar, que varia entre 4% e 6%, se mantêm nas parcelas e já estão aplicados no carnê de cada contribuinte.

Neste ano, até o final do processo, a previsão é de que R$ 58,2 milhões abasteçam os cofres públicos municipais.