Recomeçam as obras de ampliação da UBS Avenida Última atualização em, 05 de janeiro de 2024

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul retomou nesta quarta-feira, 3, as obras de ampliação da Unidade Básica de Saúde Avenida, que estavam suspensas desde o final de setembro devido ao atraso no encaminhamento de verba federal. O secretário municipal de Saúde, Fabiano Dupont  acompanhou esta manhã o reinício dos trabalhos pela equipe da empresa Realize Construtora e Materiais de Construção Ltda, vencedora da licitação, e acenou com a conclusão da obra para no máximo 60 dias.

A partir da ampliação, o posto de saúde vai oferecer uma melhor estrutura de atendimento aos usuários. Até o momento 20% da obra foi realizada e estão em execução duas novas salas em uma área já coberta, onde serão erguidas paredes externas e executadas outras melhorias como substituição de  pisos e forro, instalação de  portas e janelas, colocação de divisórias internas de gesso, equipamentos hidráulicos e reforma elétrica.

No restante da edificação haverá reforma dos acessos, instalação de pergolado e troca de portas internas. Já na área externa, os trabalhos consistem na execução e reforma do passeio público em todo o entorno e inclusive em frente à feira rural da Avenida Independência, que fica ao lado do posto. O investimento total é de R$ 207.443,52, totalmente custeada com recursos do governo federal.

Com termo de início assinado em 7 de junho do ano passado, a reforma e ampliação da UBS Avenida havia sido interrompida pela empresa no dia 27 de setembro por atraso no repasse da verba, oriunda de emenda de relatoria, e permaneceu paralisada por 97 dias, restando 71 dias para o término do prazo de execução. A Prefeitura acabou efetuando o pagamento com recursos próprios e na última semana de dezembro o repasse do governo federal chegou e a obra agora pode ser retomada.

Resolvida a questão, para Dupont o momento é de comemoração. “Essa obra ficou parada alguns meses por percalços administrativos, em função da dificuldade no encaminhamento da verba federal, que estava prevista, porém com autorização da prefeita Helena nós quitamos o que tinha ficado pendente com recurso próprios do município e a obra está sendo retomada hoje”.

Segundo o secretário, com a continuidade dos trabalhos, quem mais ganha é a comunidade, principalmente as pessoas que precisam do acesso aos serviços públicos de saúde. “O posto aqui é muito bom mas precisava de reforma, principalmente na questão da acessibilidade. Temos cadeirantes, idosos e do jeito que estava não tinha condições dessas pessoas terem acesso. Logo, logo, a comunidade terá uma estrutura com melhores condições de atender essa demanda”.