51 3690 4143

Um campeão que só olha para a frente Última atualização em, 02 de janeiro de 2024

Luis Otávio tem um aperto de mão firme,  interage mirando no olho do interlocutor e não deixa nenhuma pergunta sem resposta. "O judô me ensinou disciplina, respeito, só me trouxe coisas boas", diz ele, em seus 1,55 m de altura, 52 quilos e apenas 12 anos de idade. Este é o filho de Dona Eliane, que saiu do Residencial Viver Bem para buscar medalhas em países como Paraguai e Argentina, e que fez questão de fazer a foto com a paisagem do lugar onde mora ao fundo. 


Luis Otávio Estraich da Silva tinha apenas seis anos de idade quando iniciou suas primeiras aulas como judoca no Centro Comunitário do Residencial Viver Bem. O que seria apenas uma atividade no turno inverso ao da escola, de uma vez por semana,  tornou-se um compromisso profissional com treinos de segunda a sexta-feira. 


A primeira medalha veio aos sete anos de idade e de lá para cá somam 33, duas delas buscadas fora do Brasil.  "O judô me ajudou a explorar o mundo", declara, com propriedade de gente grande.   


Mas qual o segredo, afinal, para tornar-se campeão tão jovem? Três testemunhos explicam isso. Primeiro, a mãe, Eliane. "Sei o quanto ele se esforça para alcançar seus objetivos. Tenho certeza que, se ele continuar assim, muitas conquistas ainda vão vir, porque ele sabe olhar para a frente" disse ela.


Outro depoimento é do presidente da Associação de Judô de Santa Cruz (Ajusc), Geremias Marques. "Oferecemos, com o apoio da prefeitura, toda estrutura necessária para que as crianças e adolescentes sejam bem acolhidas, e aqueles que se destacam, como Luís Otávio, oportunizamos um treinamento específico", explicou. 


Já a diretora da Escola Municipal Harmonia, Sayonara Escalante Farias, instituição em que o garoto estuda, declarou:  "Ele sempre se dedicou muito, mas o que mais o caracteriza, é o carisma e o carinho que ele tem com todo mundo", reconhece ela.


Luís Otávio tem 12 anos, e desde os 6 participa de projetos da prefeitura, conquistando medalhas, inclusive, em outros países


O futuro


Apesar da pouca idade, o menino que sabe falar bonito e faz pose de galã até na hora das fotos, tem duas certezas. A primeira, que pretende cursar Educação Física no futuro. A segunda, é de que sempre vai pedir para a Dona Eliane, o cardápio que mais gosta em cada vez que chegar em casa com mais medalhas: um bom prato de estrogonofe, sua paixão na culinária.  


500 atendidos com apoio da prefeitura


Luis Otávio está entre as 500 crianças e adolescentes atendidos pela Associação de Judô de Santa Cruz do Sul (Ajusc), que conta com o apoio da prefeitura, através da Secretaria de Relações Institucionais e Esporte. As oficinas acontecem em 11 polos, em especial na Zona Sul, e na própria sede da Ajusc. Os atendimentos são gratuitos e para participar das aulas de judô os alunos precisam frequentar a escola.


23 Histórias que Fizeram 2023 


Ao longo deste mês, a Prefeitura estará contando, em textos, fotos e, por vezes, também vídeos, 23 histórias de vidas que foram impactadas pelos diversos serviços oferecidos pelo poder público em 2023, com o objetivo de voltar no tempo para fazer um balanço do ano que passou e planejar as ações futuras. Os conteúdos estão sendo publicados no site e redes sociais da Prefeitura. Acesse aqui: https://www.santacruz.rs.gov.br/noticias/7770/prefeitura-lanca-projeto-para-relembrar-historias-marcantes-de-2023

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP