51 3690 4143

23 Histórias: Para aquecer os pratos e o coração Última atualização em, 20 de dezembro de 2023


Emerenciana relata evolução da filha Milena na turma de inclusão do Projeto Master Chef Social 


Há pequenas ações que podem ser grandiosas na vida de alguém. Emerenciana Rodrigues Alves constata isso com gratidão. Nascida de uma família humilde, no município vizinho de Rio Pardo, mudou-se para Santa Cruz do Sul há 20 anos, para estudar, trabalhar e buscar uma vida melhor para a família. “As coisas melhoraram muito desde que viemos para cá”, analisa. Mas foi dos frutos do matrimônio com Marco Gilberto de Bastos Alves, também rio-pardense, que ganhou as suas duas maiores riquezas: a pequena Emily, de oito anos, e a doce e especial Milena, hoje com 21. Analisando sua trajetória, Emerenciana avalia que, dos muitos desafios que precisou enfrentar em seus 42 anos de vida, metade deles foram voltados ao amor e aos cuidados que dedica ao bem-estar da filha mais velha - que teve, recentemente, uma evolução muito importante ao participar da turma de inclusão do Master Chef Social. 




“A gente tem uma vida que pra mim é normal, mas a cada dia enfrentamos dificuldades em relação à saúde da Milena, que tem epilepsia. Se eu vou tomar banho, primeiro preciso dar banho nela, se vou escovar os dentes, primeiro preciso escovar os dentes dela, arrumar o cabelinho dela… ela precisa dessa orientação”, relata. As maiores dificuldades são enfrentadas porque Milena - apesar de fazer tratamento desde pequena, tomar as medicações adequadas e frequentar a Apae - às vezes fica agitada em locais estranhos com pessoas diferentes. Por isso, a risonha menina de longos cabelos cacheados precisa contar, sempre, com a presença de um responsável, o que eles só conseguem proporcionar porque são servidores públicos e têm direito à redução da jornada de trabalho concedida pelo Município de Santa Cruz do Sul. 


Em setembro deste ano, porém, mãe e filha conseguiram dar um passo muito importante e tiveram uma das experiências mais significativas juntas. É que elas foram convidadas pela educadora do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Central, Luana Caroline da Silva, para fazer parte da turma de inclusão do Master Chef Social que inaugurou a Cozinha Gastronômica do Banco de Alimentos, no Bairro Renascença, e a participação fez muito bem para a saúde emocional de Milena. “Eu fiquei receosa no início, mas foi muito bom desde o primeiro dia. A cada aula, a gente aprendia uma receita diferente, em uma cozinha muito bem montada, com vários utensílios. Para a Milena, era uma satisfação estar ali. Na hora de experimentar os pratos, ela tinha muita felicidade em ver o processo e depois poder degustar”, conta Emerenciana, emocionada ao lembrar do curso que rendeu até uma formatura - a primeira formatura da vida da Milena. 




“Ela ficou tão feliz em receber o canudo com a turma. Foi um momento muito importante pra gente, porque nunca tínhamos conseguido inserir a Milena em projetos sociais deste tipo. Eu fico tão feliz, porque a gente não tem uma vida fácil. Para uma mãe que tem uma filha especial e está acostumada a ver muitas pessoas virando as costas, olhando com uma cara diferente, é muito gratificante agora ver outras acreditando nela, apostando nela”, diz Emerenciana, que esteve lado a lado, segurando firme na mão da filha, do início ao fim do curso. 





Master Chef Social


É realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Neste ano, cerca de 100 alunos foram capacitados pelo projeto para atuar na área da gastronomia. A qualificação contemplou oficinas de preparação de pizzas, salgados, pães, cucas, tortas, bebidas e também habilidades em planejamento e desenvolvimento de menu. O objetivo é proporcionar mais oportunidades de emprego, renda e inserção social a famílias em situação de vulnerabilidade. Na turma de inclusão, que tem como foco o envolvimento de pessoas que apresentam alguma deficiência física ou intelectual, foram 36 alunos inscritos neste ano, que receberam  aprendizados específicos para o preparo de lanches e sucos. Para as aulas, foi disponibilizado um ônibus da área central da cidade até o Banco de Alimentos, para facilitar o acesso aos alunos de outros bairros. Para o primeiro semestre de 2024, estão previstas inscrições de novos interessados. 





23 Histórias que Fizeram 2023


Ao longo deste mês, a Prefeitura estará contando, em textos, fotos e, por vezes, também vídeos, 23 histórias de vidas que foram impactadas pelos diversos serviços oferecidos pelo poder público em 2023, com o objetivo de voltar no tempo para fazer um balanço do ano que passou e planejar as ações futuras. Os conteúdos estão sendo publicados no site e redes sociais da Prefeitura. Acesse aqui: https://www.santacruz.rs.gov.br/noticias/7770/prefeitura-lanca-projeto-para-relembrar-historias-marcantes-de-2023 

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP