Nova EMEI em Linha João Alves e ampliação da EMEF Willy Froehlich aumentarão disponibilidade de vagas na rede municipal Última atualização em, 15 de dezembro de 2023

O aumento populacional de Santa Cruz do Sul e o surgimento de novas áreas residenciais ocasionam o aparecimento de novas demandas por serviços públicos. Estas necessidades também se refletem na área da educação.

Atenta a esta realidade, a Administração Municipal tem investido na construção de novas escolas e na reforma e ampliação das já existentes. Em Linha João Alves, uma nova unidade de educação infantil deverá ser entregue até setembro do ano que vem. Em Linha Santa Cruz, a reforma e qualificação da EMEF Willy Carlos Froehlich estão a todo vapor.

Conforme o secretário de Educação, Wagner Machado, apesar dos contratempos causados pela grande incidência de chuva durante o ano de 2023, ambos os trabalhos estão transcorrendo de acordo com seus respectivos cronogramas. “Ambas as regiões tiveram significativas alterações em sua densidade demográfica, de modo que estas desejadas obras eram esperadas há certo tempo e agora estão em franca evolução.”

De acordo com Machado, o governo da prefeita Helena Hermany está comprometido em aprimorar a educação municipal. “Sabemos da ansiedade destas comunidades em ver estas novas plantas inauguradas e em pleno funcionamento, proporcionando não apenas a ampliação do atendimento com a criação de novas vagas, mas, acima de tudo, um ambiente de aprendizagem seguro, acolhedor, afetuoso e totalmente conectado com as melhores experiências em educação pública.”

A EMEI de Linha João Alves já chegou a 46,23% do projeto executado. A previsão de conclusão da obra é para 9 de setembro do próximo ano. Até o momento, a construção já está com a infra e supraestruturas concluídas, o que inclui o erguimento das paredes e a laje de cobertura.

Já tiveram início a instalação de revestimentos, tubulações elétricas e instalações hidráulicas. A área construída total é de 921,46 m² e o investimento é de R$ 2.858.474,46. A estrutura preve sete salas de aula e ambientes de apoio.

A reforma e ampliação da EMEF Willy Carlos Froehlich está com 24,56% dos serviços executados. O prazo de entrega da obra é dezembro de 2024. São 243,70 m² de área de reforma e 854,90 m² de ampliação. Serão construídas cinco salas de aula, uma biblioteca, salas para atendimento educacional especializado (1), informática e serviços de apoio (secretarias, professores, direção, banheiros, cozinha, refeitório). Após a ampliação, a escola terá área total construída de 1.202,51 m².

EMEI de Linha João Alves

EMEF Willy Carlos Froehlich