Tomam posse os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social Última atualização em, 15 de dezembro de 2023

Em evento ocorrido nesta quinta-feira, 14, no auditório da Procuradoria Geral do Município (PGM), tomaram posse os novos integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e foi eleita a equipe executiva 2023/2025. O assistente social Neemias da Silva Junior, representando o Centro Social, Cultural e Educacional Gideões, foi eleito para estar à frente do órgão, sucedendo a assistente social Priscila Froemming, que ocupou o cargo por dois mandatos.

Ao assumir a função, Neemias disse que seu objetivo nos próximos dois anos é dar continuidade ao trabalho que vinha sendo feito pela executiva anterior, a qual integrou na condição de vice-presidente. Ele avaliou positivamente o período. “Tivemos alguns avanços como a aprovação da Lei dos Benefícios Eventuais, uma discussão que estava parada há bastante tempo”, destacou.

Durante seu mandato na presidência Neemias disse que quer abrir as discussões para atualização da lei municipal que criou o Conselho e o regimento interno, discutir e estabelecer fluxos para inscrição e acompanhamento de entidades, fortalecer o trabalho das comissões temáticas e buscar melhorias na estrutura administrativa do órgão.

Composto por 24 conselheiros, distribuídos entre titulares e suplentes, representantes da sociedade civil e do poder público, o CMAS foi criado pela Lei nº 7.056, de 24 de junho de 2014 e Portaria 30.682, de 9 de dezembro de 2021. Vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social o órgão tem atuação deliberativa, em âmbito municipal, e exerce o controle social da política municipal da Assistência Social, visando o atendimento da população, através de mecanismos, instrumentos e ações norteadas pela Política Nacional de Assistência Social.

Após o ato de posse ocorreu a eleição da nova diretoria do Conselho. Junto com Neemias da Silva Júnior foram eleitos, por aclamação, Reinaldo Kucharski (vice-presidente), Priscila Froemming (1ª secretária)  e Moisés Mora (2º secretário).