Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos promovem confraternização de fim de ano Última atualização em, 15 de dezembro de 2023

Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Santa Cruz do Sul estão realizando suas confraternizações de final de ano durante o mês de dezembro. Os eventos, com temática natalina, têm sido uma oportunidade para os frequentadores dos projetos mostrarem um pouquinho do que tem aprendido por lá e para os pais e familiares conhecerem a iniciativa mais de perto, aproximando famílias e o Poder Público Municipal.

Na noite de terça-feira (12), a prefeita Helena Hermany esteve presente em duas celebrações. No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Beatriz Frantz Jungblut, famílias se espalharam pelo pátio para assistir às apresentações programadas para o evento de encerramento.

A coordenadora do Serviço de Convivência da Associação de Projeto Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca), Denise Rodrigues, foi a mestre de cerimônias da programação. “Este evento é uma forma de festejar o Natal, unir as famílias, para que os pais também conheçam o trabalho que é feito aqui”.

As crianças apresentaram um pequeno esquete teatral, seguido de uma demonstração da oficina de caratê. Depois foi a vez da apresentação do Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI). Juntamente com eles, a prefeita Helena entoou o Hino da Terceira Idade.

Antes da chegada do Papai Noel para a entrega dos presentes de Natal, Helena dirigiu-se aos presentes. Ela destacou a relevância dos SCFV, pelo espaço de acolhimento, formação e orientação a jovens e crianças. “Eu reconheço o quanto é importante quando a gente sai para trabalhar e sabe que os nossos filhos estão bem cuidados”, afirmou.

A prefeita enfatizou que os serviços oferecem aos frequentadores tudo o que é necessário para que eles tenham uma vida sadia e feliz. “Crianças, aproveitem bem esse momento. Cada ensinamento que vocês aprendem aqui, poderá ser usado na vida lá fora”.

A secretária de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, agradeceu aos pais pela confiança no trabalho desenvolvido. “Fizemos um grande esforço para oferecer tudo do melhor aos filhos de vocês”.

A auxiliar de cozinha Patrícia da Rosa aguardou ansiosa pela apresentação do filho Domenico, 11 anos. A mãe viu evolução no comportamento do menino, desde que ele ingressou no serviço, há cerca de dois anos. “É importante ele ter este lugar, assim não fica sozinho enquanto eu trabalho”, comentou.

A mesma opinião é compartilhada pela auxiliar de limpeza Michele Aline Oliveira da Rosa. Mãe de Arthur, 9 anos, que frequenta o SCFV Beatriz desde março deste ano, ela viu no espaço um lugar onde o filho pode aprender e se desenvolver em segurança. “Pretendo que ele continue aqui enquanto tiver idade para participar”, revelou.

Do CRAS Beatriz, Helena e o Papai Noel partiram para o Ginásio Professor David Rodrigues, no Bom Jesus, onde as crianças do SCFV do bairro também realizavam sua confraternização. No local, 60 crianças e adolescentes são atendidas.

Além das apresentações artísticas, o público também pode desfrutar de um farto lanche, com salsichão assado, pães temperados, cucas, refrigerantes e água. A prefeita abriu mão do microfone e conversou diretamente com o público, abordando pequenos grupos. Durante a conversa, a prefeita agradeceu às famílias a confiança no serviço e pediu aos pais para que continuem estimulando suas crianças a participarem das atividades. Após o bate-papo com a comunidade, Helena subiu ao palco e auxiliou o Papai Noel na distribuição de presentes.

No Bairro Progresso

Inaugurado em setembro deste ano, dentro das celebrações da Semana de Aniversário de 145 anos do município, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Bairro Progresso realizou sua primeira festa de Natal nesta semana.

A confraternização, que teve a participação de famílias da comunidade, foi conduzida pela coordenadora do centro de convivência, Veridiana Knod da Rocha. A programação iniciou com a apresentação de uma música por um grupo de crianças atendidas no local. Na sequência, alunos que frequentam a oficina de karatê, deram demonstrações de técnicas da arte marcial, orientados pelo instrutor Lucas Dornelles Job.

O ponto alto da festa foi a chegada do Papai Noel. Benício, de 7 anos, foi um dos primeiros a ganhar uma bola de voleibol. “Gostei do presente”, disse ele, acompanhado da mãe, Deisi Lima, que deu um abraço no filho e falou da importância do projeto para as crianças da localidade.  “O Bairro Progresso era sempre muito esquecido, e um projeto como este ajuda muito na educação das crianças e adolescentes, porque é uma oportunidade de crescimento”, disse Deisi. Igualmente feliz estava a família Minuzi, que tem os irmãos Luís Otávio e Luiza integrando as oficinas do centro. “Este lugar é tudo para meus filhos”, disse a mãe, Nathalia.

SCFV Beatriz Jungblut

SCFV Bom Jesus

Benício, de 7 anos, com a mãe, Deisi: "Aqui é uma oportunidade de crescimento para meu filho", reconhece ela

Família Minuzi tem dois filhos participando do projeto, a Luiza e o Luís Otavio: "Este lugar é tudo para meus filhos", disse a mãe, Nathalia