51 3690 4143

23 Histórias: Cisternas entregues pela Prefeitura ajudam na garantia de renda para famílias rurais Última atualização em, 13 de dezembro de 2023

A pequena Nicole tem apenas nove meses e nem imagina o quanto o pai e a mãe já batalham na busca de um futuro próspero para ela. Foi em uma terra muito íngreme que Júlia e Márcio Bohnen começaram, em julho deste ano, a cultivar as primeiras hortaliças para garantir uma nova fonte de renda. Na última semana, contemplados com uma cisterna de 5 mil litros entregue pela Prefeitura, deram um passo adiante no empreendimento, instalando aspersores para irrigar toda a plantação que é comercializada, semanalmente, nas feiras rurais de Linha Santa Cruz e Alto Paredão. 


“É uma garantia que temos agora, de uma boa reserva de água, porque não poderíamos fazer a irrigação se não fosse a cisterna. Sem este benefício da Prefeitura, teríamos que comprar o reservatório e, como o custo é alto, a gente iria se apertar muito financeiramente”, analisa Márcio. 


O jovem casal, que cultiva repolho, couve-flor, alface, brócolis e várias outras verduras e legumes na localidade de Alto São Martinho, integra o grupo de 300 produtores rurais de Santa Cruz do Sul que se cadastraram e foram beneficiados com a entrega de cisternas pela Secretaria de Agricultura. 


"Estávamos regando tudo com mangueira e balde. Não era nada fácil carregar a água ladeira acima, principalmente em dia de calor. Com a cisterna, conseguimos instalar os aspersores que vão dar conta de irrigar toda a área", comemora Júlia, que é filha de feirantes, aprendeu em casa a trabalhar na horta e, agora, tem seu trabalho facilitado pela irrigação.  


Márcio e Júlia receberam a cisterna na semana passada e já instalaram o equipamento para a irrigação das hortaliças em Alto São Martinho


Aspersores devem irrigar toda a plantação





Agricultor que sofreu com a estiagem comemora recebimento do reservatório


Fábio Brixius mora na mesma propriedade rural de Linha Nova há 25 anos, com a esposa Beatriz Cristiane Schuch, com quem teve dois filhos: Bruna e Rafael. O sustento da família provém da criação de gado de corte e plantio de milho e tabaco. Isso quer dizer que, para ter condições de colocar comida na mesa, Fábio depende - e muito - das boas condições climáticas. O tempo, porém, nem sempre colabora e, quando isso acontece, os prejuízos chegam depressa. 


A forte estiagem de 2022, que obrigou Santa Cruz do Sul e vários outros municípios do estado decretarem situação de emergência, fez Fábio e a família sentirem na pele as dificuldades causadas pela falta de água. “Vivemos quatro anos seguidos de seca e a quarta foi ainda pior, no ano passado. A gente sofreu muito e, apesar de receber o abastecimento pela Prefeitura, ainda era difícil. Faltou água para o gado beber e para irrigar a plantação”, lembra o produtor. Atualmente, devido às chuvas persistentes ocorridas por influência do fenômeno climático El Niño, a estiagem não é preocupação para ele, que está tendo “água até demais” para oferecer ao gado. 


Mas, o que também amenizou a aflição que o agricultor carregava só de pensar na possibilidade de ter que enfrentar mais um possível período de seca foi a cisterna que recebeu da Prefeitura. “É uma coisa muito importante para nós, porque conseguimos estocar água para quando as vertentes não conseguem ter a demanda necessária para o gado, sendo uma boa alternativa para os tempos mais difíceis”, avalia Fábio, que já está com a cisterna no pátio de casa e deve colocar em funcionamento nos próximos dias. 


Os reservatórios, que possibilitam a estocagem de água das chuvas ou de nascentes, foram adquiridos por meio do Programa Municipal de Incentivo à Implantação de Cisternas. A expectativa é chegar a 1 mil produtores contemplados, em um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões. Das cisternas já entregues, 240 têm capacidade para 5 mil litros de água e outras 60 para 10 mil. 


Fábio Brixius, que sofreu com a estiagem de 2022, comemora recebimento do reservatório


23 Histórias que Fizeram 2023


Ao longo deste mês, a Prefeitura estará contando, em textos, fotos e, por vezes, também vídeos, 23 histórias de vidas que foram impactadas pelos diversos serviços oferecidos pelo poder público em 2023, com o objetivo de voltar no tempo para fazer um balanço do ano que passou e planejar as ações futuras. Os conteúdos estão sendo publicados no site e redes sociais da Prefeitura. Acesse aqui: https://www.santacruz.rs.gov.br/noticias/7770/prefeitura-lanca-projeto-para-relembrar-historias-marcantes-de-2023.

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP