Em partida emocionante, Unisc conquista o título da 22ª edição da Liga Municipal de Basquete Última atualização em, 12 de dezembro de 2023

Foi com muita emoção até o fim. Unisc e Canchero/Persihaus protagonizaram um confronto digno de uma final, que culminou na vitória da equipe composta por jovens da Universidade de Santa Cruz do Sul, campeões e líderes da fase classificatória.

O jogo começou com muita tensão de ambos os lados, com as equipes cometendo alguns erros bobos e falhando em arremessos que normalmente converteriam. Próximo ao término do primeiro período, a Unisc conseguiu impor um ritmo intenso no ataque, com eficiência nos arremessos de três pontos, e a equipe do Canchero não encontrava soluções para o elevado volume de jogo do adversário. A Unisc foi para o intervalo com 13 pontos de vantagem, 38 a 25.

A volta para o 3º período mostrou um novo Canchero em quadra. A defesa sólida e as grandes atuações de Leonardo Assmann e Rodrigo Santos reacenderam o jogo. Chegando ao último período, a vantagem da Unisc era agora de apenas quatro pontos.

O último período da final foi tão tenso quanto o começo, mas ambas as equipes estavam jogando seu melhor basquete do campeonato. Leo Assmann colocou o Canchero na liderança do placar pela primeira vez no jogo com uma cesta e bônus da falta, faltando 6min30 para o fim da partida. A Unisc reagiu melhorando sua defesa e atraindo faltas, garantindo a vantagem novamente na linha do lance livre. Faltando 27 segundos, Victor Brum recolocou os universitários na liderança, 65 a 63. Com a possível última posse do jogo, o Canchero não conseguiu aproveitar suas oportunidades para igualar ou reverter a situação. Ponto a ponto, a Unisc assegurou o título da 22ª edição da Liga Municipal de Basquete com placar final de 67 a 64, para a alegria dos jogadores e de sua torcida presente no Ginásio do União Corinthians.

Após a partida, teve início a cerimônia de premiação. Além dos finalistas, as equipes Malones/Parisotto Imóveis e Turma de 86 receberam troféus e medalhas por, respectivamente, terceira e quarta colocação. Leonardo Assmann recebeu o troféu de cestinha do campeonato, com o total de 155 pontos na competição. Camilo Gonzatti recebeu o prêmio de MVP, o melhor jogador da final, que não deixou de elogiar os companheiros pela campanha vitoriosa: “sem a entrega de todos, sem eles não iríamos conquistar esse título”.

A prefeitura, através da secretaria de Relações Institucionais e Esporte apoiou a realização de mais uma edição do campeonato, descrito como um grande sucesso pelo titular da pasta, Everson Carvalho de Bello: "Ginásio cheio, jogo parelho, decidido na última bola. Uma final digna da terra do basquete. Parabéns a todas equipes e em especial aos finalistas pela bela partida".

Comunidade lotou o ginásio do Esporte Clube União Corinthians

Camilo Gonzatti recebeu o prêmio de MVP, melhor jogador da final

Leonardo Assmann recebeu o prêmio de cestinha do campeonato, com 155 pontos totais marcados

Malones/Parisotto Imóveis ficou em 3º lugar