Curso de cuidador de idosos forma duas turmas Última atualização em, 08 de dezembro de 2023

Um novo grupo de santa-cruzenses está apto para o mercado de trabalho a partir de uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. O curso de Técnicas Básicas para Cuidador de Idosos, em parceria com o Senac, formou duas novas turmas na tarde desta quinta-feira (7).

Ao todo, 28 pessoas receberam a qualificação, em um curso de 40 horas/aula. Os participantes são pessoas inscritas no CadÚnico, com mais de 18 anos, ensino fundamental completo e foram encaminhados pelos CRAS Central, Beatriz Jungblut e Integrar.

Presente à formatura, a prefeita Helena Hermany lembrou que sua gestão vem buscando desenvolver alternativas de qualificação e empregabilidade para a população. “O melhor que podemos fazer na área social é trabalhar para que as pessoas tenham oportunidades”, afirmou.

Por isso, Helena destacou que a Administração busca ofertar cursos que tenham demanda no mercado. A prefeita destacou a nobreza da profissão de cuidar idosos, pessoas que já cumpriram com suas obrigações, criaram filhos e netos e precisam de atenção nesta etapa da vida. Helena ainda lembrou que utilizou profissionais formadas em outras edições do curso para cuidar da própria mãe em idade mais avançada. “Acho esta uma missão muito nobre e desejo que vocês sejam muito felizes nessa profissão”, concluiu.

A secretária de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, enalteceu o resultado de mais uma parceria bem-sucedida com o Senac. “Ouvimos o que o mercado está precisando e procuramos oferecer cursos nessas áreas”, explicou.

Conforme Roberta, os investimentos em qualificação para a população são uma ótima aplicação dos recursos municipais. “Nosso objetivo é ver essas pessoas serem capacitadas, para poderem ser mais”, comentou.

Diretora do Senac Santa Cruz do Sul, Daniela Laner convidou os formados a se mobilizarem em busca de emprego, divulgando sua qualificação pelas redes sociais, entregando currículos e até mesmo empreendendo na área. “Não são todos os municípios que fazem esse tipo de investimento. Parabéns a vocês que aproveitaram essa oportunidade”.

Tábata Mariane Rodrigues, 31 anos, começou a trabalhar como cuidadora de idosos em 2020, durante a pandemia de Covid-19, em uma clínica, e viu no curso uma forma de buscar mais conhecimento. “Surgiu a oportunidade e eu aproveitei”.

Hoje, ela segue atuando no ramo como autônoma e prestando serviços para uma empresa de home-care. De acordo com Tábata, o curso trouxe mais informações sobre como agir e novos saberes a respeito dos pacientes. Para ela, o novo certificado representa novas oportunidades. “Espero que ele abra portas para novos caminhos. Meu próximo passo será buscar o curso técnico em enfermagem”.