51 3690 4143

23 Histórias: Gauten se consolida como atrativo para novos empreendedores Última atualização em, 07 de dezembro de 2023

Jovens de 22 anos instalam em Santa Cruz empresa que desenvolve solução inovadora para prevenir doença da folha verde do tabaco


Das vivências em suas passadas por Gramado Xavier, Julia Giovanaz Nunes absorveu um aprendizado que se reflete atualmente em seu futuro profissional. A imagem que a menina de cabelos longos mantém das peculiares terras do município onde vivem seus familiares é de extensas lavouras de fumo, de famílias prósperas, resultado de colheitas abundantes de um produto que transforma vidas, mas que também requer certos cuidados ao manuseá-lo, o tabaco.  


Hoje formada na área técnica em química, aos 22 anos, ela e sua colega de aula, e hoje também de trabalho, Franciele Pedroso Carraro, colocaram em prática um projeto de conclusão de curso que nasceu dos estudos em Novo Hamburgo. Desde maio deste ano, expandem os negócios em Santa Cruz do Sul, através do empreendimento que criaram, a Protege Química. 


Graças ao Gauten Parque de Inovação e Tecnologia, que concede estrutura e benefícios às empresas inovadoras, as meninas vieram para cá pensando no público fumicultor do município. “O Gauten se tornou muito importante para nós. Além da comunidade ser de empresas de inovação que passam muitas vezes pelos mesmos percalços que nós,  essa troca de experiências é importantíssima. O Gauten nos dá uma casa, um lugar onde podemos receber clientes, colaboradores, fazer reuniões e tornar o nosso trabalho cada vez mais profissional”, relata Júlia. 


É com este mesmo entusiasmo que ela e sua colega Franciele gestaram o Protege Creme. Trata-se de um produto para agricultores que lidam com o fumo, que, ao ser passado na pele, tem a finalidade de prevenir a doença da folha verde do tabaco. “Os fumicultores, durante a colheita, estão expostos a uma grande quantidade de nicotina, que é absorvida pela pele juntamente com a água, seja da chuva, do orvalho da planta ou do suor, e essa nicotina causa a doença da folha verde do tabaco, que pode causar diversos sintomas, como dores de cabeça, náuseas, vômito, entre outros”, explica Franciele. 


O produto, que agora está disponível por aqui, já é conhecido pelo mundo. Em 2022, por exemplo, elas participaram de uma feira em Dubai e conquistaram medalha de ouro na avaliação. “É a segunda maior feira de ciências do mundo, e foi um dos muitos louros que colhemos com a nossa pesquisa”, conta Júlia. 


Como funciona o produto


O Protege Creme é um EPI de colheita de tabaco. Ao ser aplicado, ele forma uma película invisível sobre a pele, o que impede a absorção das moléculas de nicotina e faz a prevenção da doença da folha verde do tabaco. Sua aplicação é feita em todas as áreas de contato com as folhas, com reaplicações a cada 4 horas, e possui toque seco, alta resistência à água e o cheiro é moderado. “Recebemos relatos diariamente de fumicultores que utilizam nosso produto e não sofrem mais com a doença da folha verde do tabaco, e que agora fazem a colheita de forma segura. É muito gratificante fazer parte de algo que ajuda as pessoas”, diz Júlia. E o sonho das gurias não para por aí. Em um futuro próximo, pretendem lançar o segundo produto: o creme protetor de nicotina com proteção solar. 


Sobre o Gauten


Inaugurado há cerca de um ano, atualmente o Gauten Parque de Inovação e Tecnologia conta com duas dezenas de empresas, entre as já instaladas e as que estão em processo de implantação. Seis delas, assim como a Protege Química, são de fora de Santa Cruz do Sul. Empresas ou startups que desejam se instalar no local podem ficar até dois anos, sem custo algum, mas com a prerrogativa de abrir uma filial na cidade ou transferir a sede para cá. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3690-4134.


Com formação de técnicas em química, elas desenvolveram produto que previne doença da folha verde do tabaco


Franciele e Julia vieram expandir empresa em Santa Cruz através do Gauten



23 Histórias que fizeram 2023


Ao longo deste mês, a Prefeitura estará contando, em textos, fotos e, por vezes, também vídeos, 23 histórias de vidas que foram impactadas pelos diversos serviços oferecidos pelo poder público em 2023, com o objetivo de voltar no tempo para fazer um balanço do ano que passou e planejar as ações futuras. Os conteúdos estão sendo publicados no site e redes sociais da Prefeitura. Acesse aqui: https://www.santacruz.rs.gov.br/noticias/7770/prefeitura-lanca-projeto-para-relembrar-historias-marcantes-de-2023.

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP