Farmácia Móvel divulga calendário de atendimentos para 2024 Última atualização em, 05 de dezembro de 2023

A Secretaria Municipal da Saúde (Sesa), de Santa Cruz do Sul, está divulgando o calendário 2024 com as datas de atendimento da Farmácia Móvel nas localidades abrangidas pelo serviço. As comunidades residentes em Boa Vista, Linha Santa Cruz, Alto Paredão, Rio Pardinho e Pinheiral já podem ir se organizando para receber a visita da unidade nas datas programadas.

O serviço Farmácia Móvel oferece atendimento itinerante, uma vez por mês, com medicamentos da lista básica do município para as pessoas que possuem receita médica, incluindo antimicrobianos e de uso controlado. Uma equipe composta por dois profissionais, sendo um farmacêutico e um atendente de farmácia, vai até a localidade nos dias pré-agendados.

De acordo com a farmacêutica coordenadora do Departamento de Assistência Farmacêutica, Julia Willrich, é preciso enfatizar que os medicamentos exclusivos da Farmácia Móvel são os antimicrobianos e os de  controle especial. “Esses medicamentos têm dispensação restrita, só podem ser retirados com a presença e o acompanhamento de farmacêutico, então as pessoas precisam se programar para comparecer na unidade de saúde nas datas previstas no calendário”, frisou.

A Farmácia Móvel foi criada para facilitar o acesso da população do interior e de lugares mais distantes à rede de assistência farmacêutica do município. Cabe ressaltar que o atendimento é para usuários vinculados ao posto de saúde da localidade, mediante a apresentação da receita prescrita pelo médico e do cartão SUS atualizado. Os medicamentos serão fornecidos em quantidade suficiente até a próxima visita da unidade, sempre no mês subsequente.

O calendário com as datas da Farmácia Móvel pode ser consultado no site da Prefeitura (https://www.santacruz.rs.gov.br).