Monumentos terão história contada por meio de QR Code Última atualização em, 01 de dezembro de 2023

Cada vez mais a robótica está fazendo parte do dia dia e chega como uma importante ferramenta para solucionar os mais diversos problemas. Em Santa Cruz do Sul, uma parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) colocou a tecnologia a serviço da preservação da história e por meio de placas com QR Code é possível conhecer mais sobre os monumentos que adornam as  praças da cidade.

Como desafio de um torneio mundial, além de ter que montar um robô e participar de uma missão especial, os alunos da equipe de robótica Aventura Lego do Sesi, com práticas no turno inverso ao da escola, precisavam desenvolver um projeto de inovação, solucionando uma demanda da comunidade. “Este ano o propósito era responder a pergunta ‘como engajar as pessoas a fazer o hobby da equipe através da arte e da tecnologia?”, explicou a técnica e monitora de projetos educacionais Fernanda Melz.

Depois de bastante conversa, a garotada descobriu que as praças eram o seu hobby preferido por serem locais onde brincam, tomam chimarrão com a família e levam os animais para passear. Assim os alunos perceberam que existe arte nas praças e buscaram conhecer mais sobre o tema, visitando a Casa de Artes Regina Simonis, a Pinacoteca da Unisc, conversando com artistas de rua e músicos.

E foi em visita à Secult que os estudantes ficaram sabendo acerca do furto de algumas placas de bronze em monumentos das praças, o que configura um obstáculo para que as pessoas conheçam mais sobre a história dessas obras. “A equipe decidiu então solucionar o problema de fazer com que as placas não fossem mais roubadas e preservar a história da cidade, um desafio envolvendo tecnologia, arte e o hobby da equipe”, contou Fernanda.

Como solução a equipe criou o ArteCode, um QR Code interativo, no qual o próprio monumento conta sua história, em textos e áudios, por meio da inteligência artificial e as pessoas interagem através de um jogo. Um boneco também faz a comunicação em uma versão de Libras para assegurar acessibilidade a deficientes auditivos. A ferramenta tem ainda jogos para tornar mais rica e divertida a experiência.

O primeiro monumento que já recebeu a placa de acrílico com o QR Code foi a estátua Atleta em Movimento, mais conhecida como Homem de Ferro, que fica na Praça Siegfried Heuser, também conhecida como Praça da Estação. Nos próximos dias placas serão colocadas também no Monumento ao Imigrante e no monumento ao Centenário da Independência do Brasil e na Gruta da Coquinha, esses dois últimos na Praça da Bandeira.

Na avaliação do secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, a iniciativa da equipe de robótica casou com o desejo da Secult de jogar luz sobre os monumentos, para que eles possam contar a sua história. “Muitas vezes as pessoas passam pelas praças mas não têm ideia do que significa este ou aquele monumento. Então esse trabalho dos alunos, juntamente com os professores, é fantástico e o que a gente quer é que eles não parem mais e que bom que estão nos entregando isso tudo de uma forma tão rica”, comemorou.

Robótica Aventura Lego – Integram a equipe de robótica do Sesi os alunos Alice da Rosa Schreiber, 10 anos; Ana Clara Ristow, 12 anos; Camila Karnopp, 12 anos; Augusto Molz, 12 anos e Laura Molz, 10 anos. Na orientação estão as técnicas Fernanda Melz e Sabrina da Rosa. Eles participaram do torneio de robótica First Lego League Challenge (FLL) e garantiram o terceiro lugar. Promovido pelo Sesi-RS, o evento foi realizado durante a Mostra Sesi Com@Ciência, em Canoas. Com vaga garantida na fase nacional, agora eles se preparam para disputar o torneio que acontece no ano que vem, no período de 28 de fevereiro a 2 de março, em Brasília.