Feira AABB Coins é oportunidade para praticar educação financeira Última atualização em, 30 de novembro de 2023

Está acontecendo esta semana mais uma edição da Feira ABB Coins, na ludoteca da sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Trata-se de um projeto de sucesso realizado com os alunos do Programa AABB Comunidade e que alia educação financeira e disciplina. Através de um sistema monetário próprio, que utiliza a chamada “moeda social”, eles têm a oportunidade de efetuar transações econômicas, adquirindo produtos como material escolar e brinquedos.

As regras do projeto são construídas no início do ano letivo, em conjunto com os alunos, e dizem respeito à disciplina e ao bom comportamento, como explicou o educador do programa Eduardo Soares. Todos entram ganhando 40 AABB Coins e além das questões pertinentes à  administração dos recursos, como poupar, investir e comprar, que fazem aumentar ou reduzir esse saldo, também interfere no cálculo final o que ficou estabelecido no contrato. “O projeto é um aprendizado para a vida”, definiu ele.

Não falar palavrão, não faltar com respeito com colegas e educadores, vestir o uniforme do programa, não  faltar demais, não brigar, cuidar dos materiais e ter bom comportamento são algumas dessas regras estabelecidas em consenso.  “Cada vez que infringem um combinado os alunos recebem uma multa, que vai sendo descontada do valor inicial. Um ou outro acaba zerando e aí a gente conversa pra ver como podem melhorar, mas a maioria chega na feira com os 40 AABB Coins”, afirmou Eduardo.

Quem aprendeu direitinho as regras do “jogo”  foi Renata Borba Beckenkamp, 11 anos, aluna do 5º ano da Emef Harmonia. Ao chegar na sede da AABB ela foi direto resgatar seus 40 AABB Coins no “banco”. Para ter essa quantia, o que mais pesou foi a disciplina. Ao longo do ano ela não perdeu nenhum pontinho e deu exemplo de bom comportamento ao cumprir  na íntegra todos os combinados, o que não  pareceu ser um grande desafio. “Não é difícil, é bem tranquilo cumprir as regras”, disse ela.

Na hora  de comprar, Renata mostra que está aprendendo direitinho as lições de educação financeira e que não vai gastar seus AABB Coins em vão.  Ela aproveitou a diversidade de itens que estavam à venda e adquiriu algo que nos próximos meses será de grande utilidade. “Agora vamos começar a ir para a piscina aqui no projeto por isso escolhi pegar um par de chinetos”, contou.

De acordo com a coordenadora do Programa AABB Comunidade, Tatiane Ramos, o AABB Coins é um projeto que surgiu para ensinar os alunos a lidar com o dinheiro desde a infância, administrando os investimentos e usufruindo deles adequadamente. “As crianças precisam aprender desde cedo habilidades financeiras, só assim vão estar preparadas para lidar com o dinheiro de modo equilibrado quando forem adultas. E não é só isso, o projeto vai mais além, elas aprendem também a se relacionar de forma saudável”.

A Feira ABB Coins iniciou nessa quarta e segue até sexta-feira. Participam alunos das Emefs Harmonia, Bom Jesus, Rauber, Menino Deus e Frederico Assmann.

Na foto a estudante Renata Borba Beckenkamp

Na foto o presidente da AABB Santa Cruz, Ronaldo Pereira Rodrigues, a coordenadora do Programa AABB Comunidade, Tatiane Ramos e alunos