Prefeitura inicia projeto de escola em tempo integral pela EMEF Menino Deus Última atualização em, 30 de novembro de 2023

Comunidade escolar votou pela implementação da proposta em assembleia

A Administração Municipal colocará em prática no próximo ano a primeira escola em tempo integral de Santa Cruz do Sul. Uma assembleia com a comunidade escolar, realizada na última segunda-feira (27), aprovou a implantação do projeto-piloto EMEF Menino Deus, no bairro Faxinal Menino Deus.

A decisão foi referendada após a apresentação da proposta pela equipe da Secretaria de Educação. Conforme o titular da pasta, secretário Wagner Machado, a implementação da escola de tempo integral representa a concretização de mais uma meta da gestão da prefeita Helena Hermany na área. Ele expressou otimismo em relação aos benefícios que o modelo trará ao ensino municipal. “É a oportunidade de proporcionar uma educação mais abrangente, enriquecendo não apenas o conhecimento acadêmico, mas também o desenvolvimento social e cultural dos alunos”, avaliou.

O projeto iniciará já no ano letivo de 2024, abrangendo alunos da pré-escola ao quarto ano do ensino fundamental, com a posterior inclusão dos demais anos escolares de maneira gradativa. A EMEF Menino Deus foi escolhida para abrigar a iniciativa devido ao perfil de sua comunidade escolar e ao fato de já dispor de estrutura predial capaz de comportar as aulas em tempo integral. Pela proposta, os estudantes terão mais de sete horas diárias ou 35 horas semanais de atividades na instituição, conforme legislação federal 14.640.

Conforme Machado, o projeto-piloto visa colher dados e experiências para aprimorar futuras implementações em outras escolas municipais, visando um impacto duradouro na qualidade da educação oferecida em Santa Cruz do Sul. “Este passo ousado reflete o comprometimento da Administração Municipal em investir no futuro educacional da comunidade, consolidando-se como um exemplo a ser seguido pelas cidades vizinhas”, avaliou.

O incremento da carga horária busca ampliar e diversificar oportunidades educativas, socioemocionais, culturais, artísticas, científicas, tecnológicas e esportivas. A escola possui 350 estudantes, dos quais 200 serão atendidos, da pré-escola ao 4° ano do ensino fundamental. A EMEF Menino Deus receberá ainda algumas melhorias estruturais e terá ampliação da carga horária dos professores e outros servidores escolares para atender a nova demanda. “O nosso desafio agora é transformar essa visão em realidade, preparando as novas gerações para enfrentar o futuro com uma base educacional sólida e abrangente”, definiu.