Gauten celebra primeiro ano de atividades apresentando resultados Última atualização em, 30 de novembro de 2023

O evento em comemoração ao primeiro aniversário do Gauten Parque de Inovação e Tecnologia de Santa Cruz do Sul, na manhã desta quarta-feira (29), apresentou os resultados alcançados pela estrutura até o momento e os novos caminhos que ela deve trilhar.

O Gauten é uma iniciativa da gestão da prefeita Helena Hermany para estimular e alavancar novos empreendimentos ligados à tecnologia e inovação, com o objetivo de trazer mais desenvolvimento econômico para Santa Cruz do Sul. A programação iniciou com a apresentação de um breve vídeo institucional, com depoimentos de representantes de empresas instaladas no parque. Em seguida, o coordenador do Gauten, Guilherme Della Giustina, assumiu a condução da atividade.

Della Giustina apresentou uma retrospectiva do parque, desde sua idealização, com as tratativas para a aquisição da área onde foi instalado, o cadastramento de empreendedores e a definição do nome – em alemão, Gauten se refere a uma tribo germânica composta por vários grupos e clãs com diversos líderes, aludindo à proposta do parque de inovação e tecnologia, que reune empreendimentos de diferentes setores no mesmo espaço físico.

Em novembro do ano passado, ocorreu a aprovação das quatro primeiras empresas a ingressarem no parque: Laboratório Horta, Octópode DAO, Solutio Software e ThaValendo Ofertas. Atualmente, a estrutura sedia 15 empresas associadas e cinco empresas residentes.

Além de todo o esforço para que novos negócios e produtos se estabeleçam, o parque também quer se firmar como um indutor de inovação e tecnologia no município. Com esse objetivo, nos dias 24 e 25 de agosto, foi realizado o Gauten Summit.

Estima-se que cerca de 2000 pessoas estiveram no parque ao longo da programação, que contou com mais de 100 palestrantes. O evento também teve 15 startups expositoras e pitchs (apresentações curta e direta) de outras 26. O Gauten Summit ainda estabeleceu forte relação com o público estudantil, viabilizando a exposição de trabalhos na área de robótica de alunos de diversas escolas. “O Gauten Summit cravou uma bandeira no município, chamando a atenção para a importância da inovação”, comentou Della Giustina, aproveitando para garantir a realização de uma segunda edição em 2024.

O Gauten vem atuando para intensificar sua aproximação com o público jovem. Dentro desta perspectiva, um projeto-piloto de visitas escolares recebeu, em outubro, estudantes do 9º ano da EMEF Normélio Egídio Boettcher. A iniciativa, em parceria com a Secretaria de Educação, quer aproximar os jovens do ambiente de inovação e tecnologia. Para o ano que vem, a iniciativa será estendida a alunos do 9º ano de 24 escolas.

Della Giustina apresentou mais uma nova iniciativa que entrará em operação em breve. O projeto Gauten Mentoria irá produzir e fornecer conteúdos nos formatos de palestras, workshops e meet ups, sobre temas diversos como marketing, finanças e planos de negócio. “Vamos poder transmitir conhecimento, um dos objetivos do parque, que é o de dar acesso à informação”.

Presente ao ato, o secretário de Educação Wagner Machado destacou que o Gauten cumpre um papel fundamental, servindo de inspiração aos jovens para que busquem seu próprio caminho e emancipação. “Desta forma, os investimentos municipais se justificam e ainda nos levarão mais longe”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cesar Cechinato, aposta no parque como uma estrutura que se tornará referência na região. “O Gauten é o grande vetor para consolidar Santa Cruz como um polo efetivo de inovação e tecnologia.”

O evento foi encerrado com as apresentações das empresas LimbX – restaurando mobilidade e empoderando vidas e Idealogic Software. A atividade contou com a presença de servidores municipais, representantes de empresas associadas e residentes e de entidades ligadas ao empreendedorismo e inovação.

Secretário de Educação, Wagner Machado

Coordenador do Gauten, Guilherme Della Giustina