51 3690 4143

Em desfile, tradicionalistas reverenciam Santa Cruz pela acolhida Última atualização em, 30 de novembro de 2023

A paixão pelo tradicionalismo e o encantamento pela cidade tomaram conta da Rua Marechal Floriano na manhã deste sábado, 25. "Parabéns pela cidade, a cidade de vocês é espetacular. Santa Cruz foi sempre muito receptiva e o sonho da nossa gurizada é vir pra cá e dançar no Enart, que é o estágio máximo do tradicionalismo".  Foi com estas palavras que o patrão do CTG Querência de Imbé, Dilceu Edson de  Espíndula Bernardes,  referiu-se a Santa Cruz do Sul, pouco antes do desfile temático, dentro do projeto Enart na Comunidade, realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). 


Na ocasião, cerca de 2 mil dançarinos desfilaram pela via principal, prestigiados com os aplausos do público. Durante o trajeto, os tradicionalistas fizeram várias paradas, com apresentações de danças, animadas por trios elétricos. Entre as canções, Maçanico e Pezinho, trazidas com coreografias, animaram a avenida. 


Pela primeira vez participando do desfile,  as gêmeas Eduarda e Emily dos Santos de Souza, de 18 anos, do município de Fontoura Xavier, vieram acompanhadas pela tia, Denise, e pelo amigo, Kauê Junior. "Eu só conhecia o Parque da Oktober. Eu nunca tinha subido no centro. Mas estou encantada com a beleza, os canteiros, a sombra do centro, muito lindo aqui", disse Eduarda, que é 1ª Prenda da 14ª Região Tradicionalista. 


Do Calçadão da Floriano, emocionada, a santa-cruzense Zulaime Ritzel, de 71 anos, tinha bons motivos para prestigiar o desfile. Há cerca de 50 anos, ela foi  1ª Prenda do CTG Rincão da Alegria. Com o celular em mãos, acompanhada do esposo, Osvaldo, fez vídeos do espetáculo. "Invadiram a nossa cidade, isso é maravilhoso, que energia boa que isso traz pra gente", revelou. 


Antes do desfile, porém, houve apresentações artísticas na Praça Getúlio Vargas. Declamações e canto foram interpretados por crianças e adolescentes de diversas regiões. De Encruzilhada do Sul, a nutricionista Claudia Rocha, do CTG Sinuelo da Liberdade, que estava encantada com a paisagem em que aparecia a imponência da Catedral São João Batista e a beleza da praça, fez vídeos da filha, Olívia, de 9 anos, que acompanhada do pai, Rodrigo, interpretou a canção Meu Pago. "Sempre apoiamos nossa filha, e gostamos muito de vir a Santa Cruz. É uma cidade que a gente percebe que está melhorando cada vez mais", declarou.  


Nathaly da Fonseca Athaide, de 14 anos, acompanhada da avó, Daira, de 65 anos, de Linha Pinheiral, interior de Santa Cruz, estavam de passagem pelo centro e prestigiaram as apresentações na praça. "Muito lindo tudo isso. ", resumiu Nathaly.


A prefeita Helena Hermany e a presidente do MTG, Ilva Goulart, acompanharam o desfile em frente ao Palacinho da Praça da Bandeira. Helena elogiou a iniciativa de trazer o evento também para a principal rua da cidade. “Foi lindo assistir pessoas de todas as idades, de diversos locais do Estado, celebrando as tradições e a arte gaúcha”, disse a prefeita.


Zulaime, com o marido, Osvaldo: "Invadiram a nossa cidade, isso é maravilhoso"


Prefeita Helena prestigiou o desfile, acompanhada pela presidente do MTG, Ilva Goulart


Dilceu, patrão do CTG Querência, de Imbé: "A cidade é espetacular"


Olivia interpretou "Meu Pago"


Nathaly e avó, Daira, prestigiaram as apresentações na Praça Getúlio Vargas


Kauê, Emily, Denise e Eduarda, de Fontoura Xavier: "Estou encantada com a beleza da cidade", disse Eduarda


Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP