Pavimentação da Bruno Pritsch deve ser concluída quatro meses antes do prazo previsto Última atualização em, 29 de novembro de 2023

Santa Cruz do Sul vive um momento de expansão econômica muito grande, com o surgimento de novas áreas residenciais. Isso tudo tem tido um reflexo no trânsito da cidade, ocasionando dificuldades nos horários de pico em diversos pontos.

Atenta à transformação pela qual o município vem passando, a Prefeitura vem colocando em prática um importante plano de mobilidade humana, que busca trazer segurança e agilidade aos deslocamentos da população e da produção agropecuária e industrial.

Uma dessas obras está bastante próxima de sua conclusão. A pavimentação da Estrada Bruno Pritsch, iniciada no mês de março, estabelecerá uma nova rota entre a RSC-287 e a zona Sul da cidade. O trecho de 2,5 quilômetros, entre a rua Barão do Arroio Grande e a Estrada de Linha João Alves, será um caminho alternativo entre os dois pontos, como um novo anel viário entre Santa Cruz e a rodovia estadual, dispensando o trajeto pelo centro e a BR-471.

E os trabalhos estão andando de forma bastante ágil. A expectativa da Ditrevi Engenharia Ltda, empresa vencedora da licitação, é de que, se as condições climáticas permitirem, a estrada Bruno Pritsch seja totalmente pavimentada e sinalizada até 22 de dezembro, restando apenas atividades complementares, como plantio de gramas e acabamentos para o início de janeiro. Caso cumprida a meta, a obra será entregue com cerca de quatro meses de antecedência em relação ao prazo previsto no contrato.

Conforme o engenheiro da empresa, Henrique Mezzomo, a chuva foi o principal desafio para o desenvolvimento dos trabalhos. “Apesar das dificuldades e retrabalhos causados pelos excessos de chuvas a obra andou bem, estamos com os serviços adiantados e cumpriremos o prazo.”

Todos os serviços de drenagem estão concluídos e, até esta sexta-feira (24), a empresa deve atingir 100% dos meios-fios executados. Além disso, na próxima semana devem ser concluídos os serviços de imprimação da base da pista e a colocação de brita nos passeios, deixando-a pronta para a aplicação do asfalto. Desta forma, a pavimentação asfáltica deverá começar já na terça-feira, se não houver chuva. Em uma última etapa, ocorrerá a instalação da sinalização de trânsito, instalação de defensas adicionais e a colocação de grama em alguns taludes.

Para a prefeita Helena Hermany, tornar realidade mais uma obra tão esperada pela comunidade é motivo de satisfação, ainda mais quando ela irá representar um importante facilitador no deslocamento das famílias. “Tudo o que mais queremos é encurtar os caminhos da nossa população, para que possam ter mais tempo juntos em casa”.

Confira alguns números da obra da Estrada Bruno Pritsch:

- Aproximadamente 2.300 cargas de solo movimentadas

- Aproximadamente 5.000 metros de meio-fio instalados

- 4.800 metros de redes de água potável instaladas

- 4.400 metros de redes de drenagem pluvial instaladas

- 900 cargas de materiais britados aplicados

- 380 metros de defensas metálicas instaladas

- Também serão instalados 60 metros de defensas e serão usadas aproximadamente 115 cargas de asfalto