51 3690 4143

Saúde preventiva: Cultivo de plantas e contato com a terra são atividades terapêuticas na ESF Senai Última atualização em, 29 de novembro de 2023

Nos fundos do prédio da ESF Senai, Zona Sul de Santa Cruz, tem um cantinho que a aposentada Cenira Alves, de 74 anos, adora ficar. “Aqui não tem barulho e a gente se sente bem”, revelou. Além de sombra e um extenso gramado, tem canteiros com algumas hortaliças e folhas verdes com chás medicinais. 


A atividade de mexer na terra e cultivar plantas nos canteiros feitos pelos próprios pacientes e pela equipe da unidade de saúde, faz parte de uma das medidas terapêuticas realizadas no local. Segundo a enfermeira Juliana Rockembach, a ESF Senai atende cerca de 500 idosos, e é necessário oferecer as mais diversas formas de vínculos com o público da terceira idade, para que se sintam amparados e protegidos. “Quanto mais eles estiverem próximos de nós, melhor o resultado do nosso trabalho com a questão da saúde preventiva”, disse ela. 


Dona Cenira é exemplo disso, e diz gostar do contato com a  terra e dos efeitos de um dos chás. “Mexer na terra é sempre bom. E quando estou mal de estômago, um chazinho de boldo ajuda.  De melissa não preciso porque estou sempre calma”, brincou ela. 


Além de dona Cenira, os senhores Pedro Rodrigues Alves e Paulo da Rosa frequentam o local toda semana para participar de outras duas atividades, como a caminhada pelo Bairro Senai e a prática do Lian Gong, atividade de origem oriental que consiste em fazer exercícios de alongamento. “Ficar parado adoece”, comentou Pedro. Na unidade de saúde também é realizado o projeto Cuidado ao Cuidador, que consiste em encontros periódicos para dar suporte às pessoas que exercem a função de cuidar da pessoa idosa.


Pedro Rodrigues Alves também participa dos projetos de caminhada e Lian Gong


Paulo auxiliou no plantio das couves


Cenira: "Mexer na terra é sempre bom"


Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP