51 3690 4143

Crianças retratam a violência doméstica em peça teatral Última atualização em, 24 de novembro de 2023

Dentro da programação da Semana Municipal de Combate à Violência contra a Mulher, uma ação de conscientização foi realizada no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Bairro Faxinal Menino Deus, nesta quinta-feira, 23.


Uma peça teatral, representada por crianças e adolescentes, tratou do tema violência doméstica.  


No enredo, o personagem Pedro, esposo de Maria, chega em casa alcoolizado e a ameaça,  queixando-se porque ela preparou lasanha para o jantar, em vez de galinhada. Dias depois, a  violência física e psicológica se repete e a vizinha, que presenciou a mesma cena em outras situações, aciona a polícia para intervir e ela convence Maria a contar a verdade. 


Bianca Carvalho, de 11 anos, e Diogo Souza Viegas, de 10, foram os atores principais e surpreenderam pelo desempenho. “Eles ensaiaram poucas vezes e impressionaram a todos por incorporarem tão bem o papel. Fiquei muito feliz com o resultado, e conseguiram passar a mensagem que queriam”, disse a coordenadora do SCFV, Janaína Spessatto, da Associação de Projetos Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca). 


A apresentação teatral sensibilizou as demais crianças que assistiam. Luiza Gabrielly de Oliveira, de 13 anos, aprovou o tema. “Infelizmente este tipo de coisa ainda acontece na vida real. Mas a mulher precisa se impor, precisa ter coragem”, disse a menina. 


A coordenadora do Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher, e presidente do Conselho Municipal da Mulher, Janaína Freitas, prestigiou o evento. “É muito bom perceber que as crianças já tenham essa dimensão de que a violência doméstica é algo grave e precisa ser denunciada quando acontece”, disse. 


Para encerrar a programação da semana, nesta sexta-feira, 24, mais duas ações serão realizadas. Na sala 101 da Unisc, ocorrerá o XX Seminário do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), a partir das 8h30. Já às 13h, na Escola Municipal Menino Deus, será realizada a Escolha da Rainha Afro Estudantil, em que 23 candidatas de cinco escolas municipais vão concorrer.


Bianca e Diogo interpretaram o casal na peça de teatro sobre violência doméstica


Luiza, de 13 anos:  "A mulher precisa se impor"



Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP