Piquenique Literário é atração na Emef José Ferrugem Última atualização em, 22 de novembro de 2023

Uma atividade diferente nesta terça-feira, 21, movimentou a gurizada em uma tarde de muito calor na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Ferrugem, do Bairro Renascença. As turmas dos anos iniciais fizeram um revezamento no pátio da escola para participar das múltiplas atrações que compuseram o circuito da primeira edição do Piquenique Literário, evento criado para incentivar a leitura e reviver a magia dos contos de literatura infantil, coroando as práticas realizadas durante todo o ano letivo.

Apesar do espaço reduzido por conta da obra de modernização da quadra poliesportiva, a escola caprichou na ambientação colorida e instigante. Alunos, equipe diretiva, corpo docente e bolsistas se uniram para criar uma espécie de universo paralelo, onde a leitura foi o astro principal. “A tecnologia é muito importante, mas o livro é essencial e não podemos deixar isso se perder”, disse a diretora Tatiane Jahn Lopes.

E já na chegada, o clima de conto de fadas ficava por conta dela e da vice-diretora Gleni Fátima Rocha, que interagiam o tempo todo vestidas de chapeuzinho vermelho e bruxa, respectivamente. Por um longo corredor era possível transitar e se deixar ficar em espaços como o restaurante das letras, o bingo estudantil, o leitura na rede, o liberte um poema, o corredor de palavras, a banheira da leitura e muitos outros.

Rodeada de fantoches, a presidente do Grêmio Estudantil, Renata da Silva, 13 anos, aluna do 7º ano, se propôs a conduzir uma atividade e passou a tarde auxiliando os pequenos a dar asas à imaginação. “Adoro criança e estou ajudando os alunos menores a desenvolverem o pensamento e a criatividade. Aqui eles escolhem um personagem e têm que inventar uma estória totalmente diferente da original”, contou ela.