51 3690 4143

1º Feirão de Empregos cadastrou cerca de 200 trabalhadores no Bom Jesus Última atualização em, 20 de novembro de 2023

A movimentação foi grande no Ginásio do Bairro Bom Jesus neste sábado, 18. Nem as fortes chuvas da noite anterior, que seguiram amenas durante a manhã, intimidaram jovens e adultos que se organizaram para sair cedo de casa à procura de uma oportunidade de trabalho. O 1º Feirão de Empregos promovido pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul em parceria com o FGTAS/Sine mobilizou cerca de 200 pessoas em busca da tão sonhada vaga laboral. “Candidatos com vontade, garra, querendo uma chance para mudar de vida”, definiu a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, organizadora do evento. 


Farmácias Ultramed, Grupo Imec, Expresso Sinimbu, Premium Tabacos do Brasil, Mor, Grupo Cindapa, O Boticário, Joly Daily, Vitlog Transportes e Aesca montaram banca no local para receber currículos e adiantar as entrevistas. Outras 30 empresas ainda terão em mãos, a partir da semana que vem, os cadastros dos candidatos, contendo informações pessoais, escolaridade e experiências anteriores. Vagas de motorista, mecânico, auxiliar administrativo, atendente de farmácia, serviços gerais, operador de caixa, porteiro, produção de fumo, doméstica, vendedor, jovens aprendizes, entre várias outras, foram divulgadas. 


Os dados dos interessados foram coletados em uma unidade móvel do Sine e uma lista com oportunidades extras ainda foi disponibilizada. De acordo com a coordenadora da agência FGTAS/Sine, Solange Finger, são mais de 500 vagas e as possibilidades de acesso serão divulgadas na página do Facebook do FGTAS Sine Santa Cruz do Sul a partir de segunda-feira, 20. 


Além das empresas recebendo currículos, o Feirão deu espaço também para a divulgação de cursos profissionalizantes, oportunidades de crédito para empreendedores, mostra de artesanato como fonte de renda e espaços de recreação para crianças. Participaram o Banco do Povo, Sebrae, Senai, Sesc, Senac, Instituto Mix, CIEE, Quick English, Eagle Educação Profissional, Xalingo e Artesanato do Sine. Diversos tipos de orientações ainda foram repassadas por servidores da Prefeitura pelas Coordenadorias da Diversidade e da Mulher, Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Quintal da Dengue e Programa de Saúde Bucal. 


Prefeita quer expandir para outros bairros


De acordo com a prefeita Helena Hermany, que esteve no Feirão acompanhando as movimentações e incentivando os candidatos, a ideia da Prefeitura é, nos próximos períodos,  expandir a iniciativa para mais bairros de Santa Cruz do Sul, a fim de facilitar o contato das empresas com as comunidades. Em pronunciamento na abertura do evento, Helena destacou a importância dos cursos de qualificação oferecidos gratuitamente pelo poder público para facilitar a inserção profissional. “O melhor trabalho social é aquele que a gente consegue qualificar as pessoas e encaminhar para um bom emprego, para que consigam organizar sua vida e dar impulso à sua família”, disse. 


Plataforma recebe cadastro de empresas com vagas


Na abertura do Feirão, a secretária Roberta Pereira anunciou o início do cadastramento de empresas para a Plataforma Santa Cruz Qualifica - uma iniciativa da administração municipal em parceria com a JTI, que consiste em um banco digital atualizado de currículos que permite filtros por idade, escolaridade, experiência laboral, entre outros, criado para facilitar o contato entre trabalhadores e empresas com vagas em aberto. O contato para cadastro é o (51) 3715-1895. 


Família à procura de uma oportunidade


Carlos Jesus, de 18 anos, chegou ao Feirão acompanhado do pai Paulo e da mãe Jussara, em busca do primeiro emprego. Além de uma oportunidade para o filho, a família busca trabalho para o pai na área da segurança e para a mãe “no que tiver”. Os três fizeram cadastro com o Sine e visitaram as bancas dando uma olhada nas vagas ofertadas. Várias delas interessaram à família, que atualmente está desempregada e almeja melhor de vida. “Foi uma boa ideia ter vindo”, disseram. 

 

Incentivo e apoio para a inserção profissional


Guilherme Ribeiro, 20 anos, está concluindo o curso técnico em informática e deseja trabalhar nesta área que ele tanto gosta, para adquirir experiência profissional e poder contribuir com as despesas da casa. Ele, que é PcD, recebeu orientações na banca do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compede) e já foi direcionado para empresas que buscam profissionais com as competências que ele apresentou no currículo. “É uma iniciativa muito boa, porque recebemos aqui informações sobre oportunidades que não sabíamos que o Guilherme poderia acessar, por direito dele”, disse a mãe Liane Gonçalves, que acompanhou o filho até o Feirão e voltou para casa com o coração cheio de esperanças.


Guilherme Ribeiro quer ingressar no mercado de trabalho


Família Jesus busca oportunidades


Cadastro de aproximadamente 200 candidatos foi feito em unidade móvel do Sine


Prefeita Helena deseja expandir iniciativa para outros bairros


Solange Finger afirmou que na segunda-feira vagas serão publicadas na página do Facebook da FGTAS/Sine


Secretária Roberta Pereira anunciou início do cadastramento de empresas na plataforma Santa Cruz Qualifica


Alunos do Instituto Mix ofereceram manicure, corte de cabelo e massagem

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP