51 3690 4143

Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência acontece dia 23 Última atualização em, 20 de novembro de 2023

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPEDE) promove na próxima quinta-feira, dia 23, a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que este ano tem como tema Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Construindo um Brasil mais inclusivo. O evento será realizado das 8h às 17h, no Memorial da Unisc e é aberto a todos os interessados. 


Conforme a presidente do conselho, Francine Beatriz da Silva, a conferência é um importante momento de debate sobre os diversos assuntos relacionados aos direitos das pessoas com deficiência, como educação, saúde, mercado de trabalho, lazer e esporte, entre outros. “Todas as discussões procuram trazer para o debate as dificuldades e problemas relacionados ao tema, assim como também apresentar ideias e sugestões. É o momento para pensarmos junto com a comunidade de que formas o poder público pode melhorar as condições de acessibilidade e inclusão, não só no município, mas também em âmbitos estadual e nacional”, explicou. 


Francine destaca que a conferência é aberta a toda a comunidade e salientou a importância da participação de profissionais que trabalham na área, no setor público e privado, familiares e educadores, como uma forma de buscarem novos conhecimentos e também contribuírem para a discussão. “Convidamos especialmente as pessoas com deficiência para que tragam suas demandas nos eixos que serão debatidos. Ninguém conhece melhor do que elas a própria realidade e as dificuldades que enfrentam no dia a dia”.


Embora gratuita, a participação na conferência se dará mediante inscrição, que pode ser feita no dia e local do evento. Porém, como o espaço do Memorial é limitado, Francine orienta que se faça com antecedência para garantir a vaga. 


Para isso basta entrar no site da prefeitura, na aba do Compede (https://www.santacruz.rs.gov.br/conteudo/compede), acessar o link bit.ly/compede-scs e preencher os dados solicitados. Outra opção é fazer a inscrição pelo instagram@compede.scs. Na ficha é possível informar a necessidade de acompanhamento especializado durante o evento, de intérprete de Libras ou de acompanhamento para deslocamento. 


Mais informações pelo e-mail compede@santacruz.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3715-1895, da sala dos conselhos.



Pesquisa quer conhecer o número de deficientes no conjunto da população


De acordo com o último Censo do IBGE, realizado no ano passado, Santa Cruz do Sul possui uma população de 133.230 habitantes. A pesquisa, no entanto, nada revela acerca do número de pessoas com deficiência no município, o que deixa uma lacuna para a construção de políticas públicas que tragam melhorias para a vida desses cidadãos. 


Segundo a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Francine Beatriz da Silva, por meio do CadÚnico, a prefeitura possui o quantitativo das pessoas com deficiência entre a população mais vulnerável. Ela alega, porém, que o número pode estar muito aquém da realidade, uma vez que não contempla todas as classes sociais. “Hoje não temos um número real, nossa expectativa era que o Censo nos trouxesse essa informação, mas no questionário básico não foi perguntado se na moradia residia algum deficiente”, lamenta. 


E para além daqueles em situação de vulnerabilidade social e econômica, Francine lembra que há pessoas de outras classes sociais que também precisam ser atendidas pelas políticas públicas. “Precisamos conhecer essa parcela da população, quantos são e quais os seus perfis para propor ações que realmente supram as suas necessidades. Por isso criamos um formulário que está nas nossas redes sociais, instagram e página da prefeitura”, informou.


Para conhecer esse público, o Compede criou o Cadastro de Pessoas com Deficiência Residentes em Santa Cruz do Sul. O formulário está no site da prefeitura e pode ser acessado na aba do Compede, por meio de um link ou ainda pelo QrCode. “É muito importante que deficientes ou mesmo os seus familiares acessem e preencham os dados. Só assim chegaremos o mais perto possível da realidade em nosso município”.

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP