Comissão do Enart visita espaços para definir a montagem de estruturas Última atualização em, 16 de novembro de 2023

A poucos dias do 36º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que acontece nos dias 24 e 26 deste mês, a comissão executiva está trabalhando nos preparativos para a grande final da competição, que reúne entidades tradicionalistas de todo o Estado. Nesta terça-feira, 14, representantes da comissão e equipes de trabalho percorreram os pavilhões e demais espaços do Parque da Oktoberfest para definir a montagem de estruturas como palcos, tablados e arquibancadas.

Este ano, com a construção do Centro de Eventos, o maior evento de arte amadora da América Latina ganha um incremento em sua infraestrutura. O novo espaço será palco das disputas das invernadas Força B. O local também sediará uma exposição que homenageia o centenário do compositor, cantor e acordeonista Honeyde Bertussi e o Varal Literário, com exposição de poesias e contos.

De acordo com a produtora cultural do MTG, Lara Lindenmayer, um diferencial que chega nesta edição é a presença de uma intérprete de Libras na transmissão ao vivo das provas artísticas nas forças A e B e também nas disputas de chula. E  na modalidade danças tradicionais, tanto na força A quanto na força B, haverá espaço inclusivo para PCDs com equipe trabalhando na áudio descrição.

A 36ª edição também será marcada pela volta do Troféu de Melhor Acampamento, que ocorreu pela última vez em 2019, antes da pandemia.

Estrutura - O Enart contará com dez palcos para apresentações de mais de 20 modalidades, como dança, chula, intérprete vocal, trovas, instrumentais, entre outras. De acordo com o MTG  mais de quatro mil e quinhentos competidores participarão do evento este ano.

O público poderá acompanhar as disputas colaborando com os projetos sociais da prefeitura através do ingresso solidário, que consiste na doação de brinquedos novos que serão entregues a crianças em situação de vulnerabilidade social. Nesse caso o acesso sai pela metade do preço.