EMEF Rauber promove sarau literário com escritores no Gauten Última atualização em, 13 de novembro de 2023

O Gauten Parque de Inovação e Tecnologia foi o local escolhido para que alunos da Escola Municipal José Leopoldo Rauber tivessem uma manhã especial nesse sábado, 11. "Quando conhecemos este lugar na ocasião do Gauten Summit, a gente se encantou, por isso escolhemos realizar o Sarau Literário da nossa escola aqui", justificou a diretora da instituição, Jane Sabin.

A programação envolveu o encontro com dois escritores locais, o jornalista Mauro Ulrich, e a escritora, Valquíria Ayres Garcia.

Em uma das salas, Mauro conversou com as turmas dos anos finais do ensino fundamental. Ele compartilhou com os estudantes sua atuação no jornalismo e na produção de poesias, retratadas em suas publicações.

Aluna do oitavo ano, a estudante Sofia Trapp,  de 14 anos, avaliou a oportunidade. "A poesia abre a nossa mente. Li algumas produções do escritor que está aqui hoje, e gostei muito", confessou.

Professor de Língua Portuguesa no educandário, Cassionei Petry avaliou a atividade. "O objetivo principal do Sarau é incentivar os estudantes a lerem. E a presença do autor contribui muito para isso. A gente  trabalhou com eles alguns dos poemas e percebi que eles se identificaram com as obras, fizeram questionamentos, penso que eles se deram conta de que a leitura é um hábito prazeroso", disse.

Em outro local do Gauten, no espaço 360, quem fez a festa foram os pequenos. Após conhecerem as obras da escritora Valquíria Ayres Garcia,  eles se caracterizaram conforme os personagens dos livros, e realizaram apresentações através do teatro e da música. Entre as obras representadas foram o Sapo Sapofe e a Bruxa Roxilda.

O garoto Arthur Costa, de 7 anos, fez o papel de Sapo Sapofe. "Gostei de me apresentar porque a roupa ficou legal", revelou.

Mãe de Maria Clara, Mara Kappaun  aprovou a ação literária.  "Muito importante as crianças iniciarem desde cedo na leitura. E esta apresentação de hoje faz com que elas aprendam a conversar com o público. Como mãe eu estava nervozíssima, mas a minha filha me surpreendeu e fiquei emocionada", revelou Mara.

O secretário de Educação, Wagner Machado, elogiou a pró -atividade da Emef Rauber.  "É fundamental que nossas crianças conheçam outros espaços. Além de ampliar a visão de mundo, cria uma conexão com a realidade. Enquanto gestor, sempre vamos apoiar ações como está", declarou.

Jornalista e escritor Mauro Ulrich com alunos dos anos finais

Espaço 360 do Gauten foi palco do Sarau Literário

Mara com a filha, Ana Clara: "Minha filha me surpreendeu e me emocionei"

Valquíria com equipe diretiva da instituição: Geórgia de Sá e Jane Sabin