Duplicação da BR-471: Trânsito sofrerá alterações no cruzamento da Oscar Jost com a rodovia federal Última atualização em, 08 de novembro de 2023

As obras de duplicação do trecho municipalizado da BR-471 terão uma nova etapa a partir da próxima segunda-feira (6). O trânsito será interrompido no cruzamento da rua Oscar Jost com a rodovia federal para a construção de um novo trevo no local a partir das 8h30min.

O trabalho será executado pela Avantte Engenharia e Participações Ltda., vencedora da licitação para a duplicação no Lote 2 – Trecho 1. Conforme o engenheiro civil responsável pela obra, João Carlos Dutra Jr., na segunda-feira será iniciada a etapa final de terraplanagem do novo trevo.

Ele destaca que os acessos à rodovia serão modificados, assumindo formato semelhante aos existentes na área da Estação Rodoviária e no Distrito Industrial. Conforme Dutra Jr, nesta etapa serão finalizados os encaixes finais da terraplenagem e começará a execução das primeiras camadas do pavimento, com o uso de macadame seco e base em brita graduada simples. A primeira etapa de interrupção durará duas semanas. Posteriormente, haverá interrupções pontuais e rápidas para a execução do asfalto, com conclusão prevista para o final de novembro.

Conforme o engenheiro, após essa etapa, serão instalados os meios-fios de contorno do novo trevo de acesso para, a seguir, ocorrer a execução da nova camada de asfalto. “É importante frisar que o trevo será modificado, o seu fluxo será contínuo e por este motivo os acessos serão diferentes do atual”, destaca.

Devido à obra, o trânsito na área passará por alterações e a sinaleira do cruzamento será desativada. O fluxo no sentido RST-287 X Rodoviária, pela pista central, seguirá inalterado. Para os condutores vindos da RST-287 que acessam o Centro pela Oscar Jost, a recomendação é de que, durante este período, não usem a rodovia federal e façam sua rota pela Avenida Independência.

O titular da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob), Valmir José dos Reis, pede a compreensão da comunidade com eventuais transtornos que uma obra do porte da duplicação da BR-471 pode causar, mas salienta que a conclusão do trabalho trará ganhos imensos ao município. “Esta obra vai representar algumas décadas de avanço para a nossa comunidade”.

Reis destacou o foco da prefeita Helena Hermany na gestão e no futuro, estabelecendo ações que permitirão mais desenvolvimento e o crescimento da cidade, com importantes investimentos em infraestrutura.

A Sesmob divulgou as rotas alternativas para os motoristas que precisarem circular pelo trecho. Confira-as a seguir:

Da Estação Rodoviária em direção à RST-287:

- Para acessar o bairro Várzea, o motorista deve converter à direita na rua Padre Darupp, dobrar à esquerda na Serafim Waechter, dobrar à esquerda na Oscar Jost, à direita na Pedro Eggler e à esquerda na Irmão Emílio.

- Para acessar o Centro, o condutor deve converter à direita na rua Padre Darupp, à esquerda na Serafim Waechter e à direita ingressa na Oscar Jost.

Pela Oscar Jost, para a BR-471 em direção à RST-287:

- Para acessar a rodovia federal, é preciso entrar à direita na rua Pedro Eggler, depois pegar a esquerda na Irmão Emílio e à direita na alça lateral para ingressar na BR-471 em direção à rodovia estadual.

Pela Oscar Jost, para a BR-471 em direção a Rio Pardo:

- Entrar à direita na Pedro Eggler, à esquerda na Irmão Emílio e, no semáforo, converter à esquerda.