Prefeitura avalia positivamente resultados da Campanha de Multivacinação Última atualização em, 08 de novembro de 2023

A Secretaria Municipal de Saúde considerou os resultados da Campanha de Multivacinação bastante positivos em Santa Cruz do Sul. A ação, que transcorreu de 16 a 28 de outubro, em todas as unidades municipais de saúde.

Ao todo, foram aplicadas 3.737 doses durante o período, a maioria destinada ao público abaixo dos 15 anos, alvo principal da campanha. A vacina mais procurada foi a contra Covid-19, seguida pelas doses contra febre amarela e HPV.

Para o secretário de Saúde e vice-prefeito, Elstor Desbessell, a Administração Municipal mais uma vez cumpriu o seu papel, garantindo à população a oportunidade de colocar as imunizações em dia. Conforme Desbessell, é importante que as pessoas sigam procurando os postos de saúde para se vacinarem. “É um gesto de cuidado com a própria vida e com a vida das pessoas ao nosso redor”.

O coordenador do setor de Imunizações, enfermeiro Roger Peres, considerou a campanha muito proveitosa. “Tivemos a oportunidade de resgatar a vacinação de crianças, adolescentes e outros que estavam em atraso”, avaliou. Conforme Peres, o Dia D apresentou boa procura, principalmente quando comparado aos anos anteriores.

O enfermeiro ainda salienta que, apesar do fim da campanha, a população deve seguir buscando as unidades municipais de saúde para a regularização de sua situação vacinal. “Mantemos o convite para que realizem a imunização necessária para efetiva proteção contra as mais diversas doenças”.

Todas as vacinas seguem disponíveis nos postos de saúde. Entretanto, é importante realizar contato prévio com a unidade de saúde nos casos das vacinas como Febre Amarela, Tríplice Viral, BCG e Covid. Devido a serem acondicionadas em frascos multidose, com validade de apenas algumas horas após a abertura, essas imunizações são agendadas em dias específicos da semana, buscando evitar o desperdício de medicação.