51 3690 4143

Projeto Cuidando da Saúde aborda a psicologia positiva e a busca da felicidade Última atualização em, 08 de novembro de 2023

Dezenas de idosos participantes dos projetos Reativar e Maturidade Esportiva da Prefeitura de Santa Cruz do Sul estiveram reunidos na tarde terça-feira, dia 31,em mais uma ação do Projeto Cuidando da Saúde, que marcou também o encerramento das atividades do mês da longevidade. No auditório da Procuradoria- Geral do Município, o psicólogo Flávio Ramon, especialista em terapia cognitivo-comportamental e mestre em Ciências da atividade física e esporte explanou sobre psicologia Positiva e a busca da felicidade. 


Em forma de bate-papo, Flávio, que é servidor da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Esporte (Seresp), falou sobre o surgimento da psicologia positiva e sobre o novo olhar que ela traz, com foco na valorização do potencial humano, nas forças e nas virtudes para o alcance da felicidade. “Sem desmerecer ou desvalorizar a psicologia tradicional, que tem como foco o tratamento e a cura para as várias formas de sofrimento psíquico, este ramo mais recente da ciência nos propõe um novo olhar, traz um outro enfoque com relação à psique humana e nos mostra um caminho para esse estado de bem-estar”, explicou.


Durante cerca de uma hora, a plateia aprendeu noções e conceitos importantes para entender a psicologia positiva e os idosos foram instigados a falar sobre o que entendem por felicidade. Com base em estudos científicos, Flávio apontou caminhos para manutenção de uma rotina saudável, que incluem autocuidado, respiração correta, meditação, atividades físicas, alimentação, higiene do sono, interações sociais e lazer. 


Sentada na primeira fila do auditório, a aposentada Zenilda Machado, 75 anos, integrante do Grupo Dançando a Vida da prefeitura, estava atenta a cada palavra dita pelo palestrante. Para ela, que mantém uma vida ativa, tanto física quanto mentalmente, a felicidade precisa ser cultivada todos os dias. “A gente vem para os grupos, faz uma atividade física e aí já conhece outras pessoas, já combina uma excursão, um passeio e assim uma coisa vai levando a outra e quando a gente vê estamos com uma vida bem movimentada. Temos que nos permitir”, ensinou. 


Instantes antes da palestra, a educadora física Cândida Severo, também servidora da Seresp e coordenadora dos projetos Maturidade Esportiva e Reativar, aproveitou para fazer um “aquece” com o público e botou todo mundo para se movimentar. Ela orientou uma atividade física com exercícios aeróbicos e de alongamento.



Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP