Coleta seletiva de lixo: Helena conhece sacolas dos Supermercados Miller com informações sobre resíduos recicláveis Última atualização em, 08 de novembro de 2023

A prefeita Helena Hermany conheceu, na manhã desta segunda-feira (30), uma iniciativa que irá contribuir para a coleta seletiva de lixo em Santa Cruz do Sul. A rede de supermercados Miller apresentou à chefe do Executivo Municipal o novo modelo de sacolas plásticas, com informações sobre quais são os resíduos recicláveis.

O material passará a ser adotado nas unidades da empresa. Os trabalhadores dos caixas e empacotadores receberão uma capacitação, ministrada por servidores da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) e integrantes da Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat), para saberem como orientar os clientes, estimulando-os a adquirirem o bom hábito de separar corretamente o lixo.

A prefeita destacou a importância de todas as iniciativas adotadas para preservar o meio ambiente e a necessidade de investir em ações informativas e de educação para criar na comunidade o hábito da separação do lixo. Além disso, Helena ressaltou a importância de educar as crianças desde cedo sobre o tema. “Elas cobram os pais e adultos para que o certo seja feito”.

Helena também parabenizou a Coomcat, presente ao encontro, pelo trabalho que vem desenvolvendo no município, e a iniciativa dos Supermercados Miller. “A cooperativa faz um trabalho importante para nossa comunidade. Espero que esse esforço conjunto sirva de exemplo para outras empresas. É um trabalho que exige resiliência e persistência, até que todos tenham introjetado esse hábito da separação do lixo”.

O titular da Semass, secretário Cesar Antônio Cechinato, elogiou a iniciativa. “É uma nova maneira de informarmos os consumidores da correta separação domiciliar dos seus resíduos, neste caso específico, informando quais são os resíduos recicláveis”, explicou.

O empresário Celso Müller contou que a rede de supermercados sempre manteve ações ambientais e realiza um trabalho interno permanente de separação de recicláveis. “Está é uma medida para mantermos a cidade limpa e diferenciada, onde o recolhimento do lixo fará a diferença. Será um trabalho diário e persistente, para termos um recolhimento mais organizado”.

Para o diretor ambiental da Associação Comercial e Industrial (ACI), Enoir Greiner, a iniciativa contribui para a conscientização do público e o trabalho em conjunto é vital para o alcance de resultados. “Boas parcerias são importantes para e a questão do lixo é crucial nas áreas urbanas”.

Coordenadora-geral da Coomcat, Vera Flores da Rosa declarou que as novas sacolas serão muito importantes para a conscientização da população, reforçando quais são os produtos recicláveis. “Espero que outros mercados também adotem essa medida”.