Prefeitura recebe representantes do Conselho Municipal de Saúde Última atualização em, 08 de novembro de 2023

A prefeita Helena Hermany e o vice-prefeito e secretário de Saúde Elstor Desbessell receberam, na manhã desta sexta-feira (27), representantes do Conselho Municipal de Saúde no Salão Nobre do Palacinho da Praça da Bandeira.

A pauta do encontro foi o crescimento das listas de espera para exames e procedimentos de alta e média complexidade no município. A construção de uma solução passa pelo agendamento de uma reunião com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, a qual deve ocorrer ainda durante o mês de novembro. “A ideia é pleitear que Santa Cruz faça seu próprio gerenciamento”, afirmou Desbessell. Além disso, o vice-prefeito destacou que a Administração Municipal também está buscando verbas federais para aplicar no atendimento das pessoas nas listas de espera.

Também foi destacado que o aporte de recursos municipais para o sistema de gerenciamento de consultas Gercon, do Governo do Estado, não é viável. Helena recordou que, durante sua gestão no Cisvale, tentou adotar essa estratégia mas não obteve sucesso. A prefeita ainda frisou que a Administração Municipal não possui ingerência na gestão da listagem, mas atuará na interlocução com o Governo do Estado para agilizar o encaminhamento para os pacientes santa-cruzenses. Ela citou como exemplo o caso dos procedimentos oncológicos: desde a migração do gerenciamento municipal para o estadual, a espera no município aumentou de 30 para 60 dias. “Estou muito insatisfeita com isso”, comentou.

Integrante do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Lara considerou o encontro positivo.